Pfalz Forst Jesuitengarten Riesling Trocken Grosse Lage 2015, Spindler

A Weingut Spindler tem uma longa história, tendo completado 400 anos em 2020. Após forte crescimento registrado sob a gestão de Hans Spindler, essa vinícola familiar é atualmente administrada por Markus Spindler, que começou suas atividades em 2007. No total, são 20 hectares de vinhedos de cultivo orgânico, com a Riesling respondendo por cerca de 80% da área plantada.

Os vinhos, elaborados a partir de diversas parcelas em torno da cidade de Forst, são divididos pela vinícola de acordo com a classificação da VDP, em quatro categorias (Gutswein, Ortswein, Erste Lage e Grosse Lage). Este Pfalz Forst Jesuitengarten Riesling Trocken Grosse Lage 2015 pertence à última e mais exclusiva categoria, equivalente aos Grand Cru franceses. Após colheita manual (com três passagens pelos vinhedos para garantir a maturação perfeita), as uvas foram fermentadas com uso de leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável. Após fermentação e armazenamento com suas lias, o vinho passou por estágio em grandes barris de madeira.

Degustando

Um vinho de incrível concentração e intensidade, daqueles Rieslings que devem ganhar ainda maior complexidade com o tempo e durar por décadas. No visual, mostrou coloração amarelo palha, mas foi no olfativo que veio o primeiro choque. Um vinho de enorme intensidade aromática, com notas abundantes de frutas brancas, abacaxi e mel, com leve toque mineral e petrolato.

Na boca, um Riesling de alta acidez, encorpado e de muita textura, com uma viscosidade que chamou a atenção. Mostrou uma grande intensidade de fruta tropical muito pura, com leves notas minerais e presença de dulçor e álcool no gustativo, um vinho “gordo”, mas equilibrado em um ponto onde quase tudo parece um pouco em excesso. Um Riesling de alta gama para comprar e guardar por muito tempo, certamente não faltam acidez e outros elementos para que múltiplas camadas apareçam mais à frente. Infelizmente, ele não está disponível no Brasil, sendo comercializado nos Estados Unidos na faixa de US$ 33.

Nome do VinhoPfalz Forst Jesuitengarten Riesling Trocken Grosse LageSafra2015Produtor Weingut Heinrich SpindlerEnólogoMarkus SpindlerUvaRieslingSoloCalcário arenosoGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaForst (Pfalz)DenominaçãoPfalz Forster Jesuitengarten Grosse Lage PaísAlemanhaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Pfalz Forst Jesuitengarten Riesling Trocken Grosse Lage 2015, Spindler apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *