Godello 2017, Demencia Wine

A Demencia, sediada na região do Bierzo, foi criada com foco na principal variedade tinta da região, a Mencia. A proposta de criar vinhos autorais e de baixa intervenção a partir desta variedade autóctone, porém, acabou ganhando também novas dimensões, com atenção para outras uvas. E a principal delas é a Godello, a uva branca mais plantada na região.

A proposta de criar um Godello de longa capacidade de evolução surgiu em 2013, mas foi somente em 2017 que o primeiro vinho foi lançado. Esta cuvée foi elaborada a partir de uvas de cultivo orgânico, de um vinhedo plantado em 1905, a cerca de 600 metros de altitude nos arredores de Villafranca del Bierzo.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanque de aço inox. Sem passar por fermentação malolática, o vinho foi envelhecido por 45 dias em barril de carvalho húngaro, para posterior estágio de quatro meses com suas lias novamente em tanque de inox. Passou por leve filtração, sem colagem, antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho de incrível personalidade e alta qualidade, trazendo uma dimensão distinta e muito autoral para a Godello. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com leve turbidez, enquanto o olfativo foi marcado por uma larga gama de aromas. Destaque para as notas de toffee salgado, amêndoa, pêssego e damasco maduros, com toques químicos, salinos e de pólvora. Uma interessante combinação de aromas que combinaram expressões doces e salgadas.

Na boca, um Godello de boa acidez, fresco e de corpo médio. Uma explosão de sabores também no gustativo, como uma deliciosa combinação de fruta e notas minerais, além de ótima estrutura. Um vinho intenso e de muita personalidade, muito vivo e vertical, mas com textura destacada, fechando com retrogosto longo e salino. Infelizmente foram produzidas apenas 272 garrafas, mas a safra 2018 pode ser encontrada em lojas online na Espanha, a um preço de € 27,50.

Nome do VinhoGodelloSafra2017Produtor Demencia WineEnólogoNacho LeónUvaGodelloSoloFranco argilosoGraduação Alcoólica12,8%Sede da vinícolaVillafranca del Bierzo (Castilla y Leon)DenominaçãoBierzoPaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Godello 2017, Demencia Wine apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *