Christian Moreau: Chablis de alta expressão e muita tradição

A família Moreau tem uma longa tradição na região de Chablis. Atualmente em sua sexta geração, começou suas atividades em 1814, adquirindo vinhedos, inclusive parcelas em diversos terroirs que, posteriormente, seriam classificados como Premier Cru e Grand Cru. Um passo importante foi traçado nas décadas de 1960/70, quando dois irmãos representando a quarta geração decidiriam expandir a operação de négoce.

O resultado foi que, ao lado de possuir diversas parcelas de vinhedos, a J. Moreau et Fils cresceu rapidamente como négociant. Atingiu o posto de maior empresa envolvida com vinhos na região, alcançando um volume de vendas entre 8 e 9 milhões de garrafas ao ano no final da década de 1970. Em 1985, a família vendeu sua atividade de négoce para o grupo canadense Hiram Walker, passando a fornecer as uvas de seus vinhedos próprios. Isso iria mudar em 1998, quando a J. Moreau et Fils foi adquirida pelo grupo Boisset, de Nuits-Saint-Georges.

História recente

Após a venda para Boisset, a família Moreau optou por interromper o fornecimento de uvas para a J. Moreau et Fils e dividir seus vinhedos. Foram criadas duas vinícolas distintas: Domaine Christian Moreau (com sua primeira safra lançada em 2002) e Domaine Louis Moreau. Assim, atualmente existem três vinícolas em Chablis com o mesmo sobrenome, embora todas atuem de forma independente.

Fabien Moreau, da sexta geração da família, começou seu envolvimento em 2001 e foi responsável por uma importante transformação: a partir de 2004 começou a reduzir o uso de pesticidas e herbicidas químicos nos vinhedos, com o objetivo de conversão para a agricultura orgânica. 2010 marcou o início do período de certificação orgânica via Ecocert, culminando com os vinhos elaborados a partir de seus 11,8 hectares de vinhedos sendo rotulados como orgânicos a partir da safra 2013.

Vinhedos e vinificação

Refletindo a tradição da família na viticultura, a Christian Moreau possui uma elevada proporção de vinhedos Premier e Grand Cru em relação aos vinhedos classificados como Chablis e Petit Chablis. Por conta disso, além dos vinhedos próprios, a vinícola elabora alguns de seus vinhos de entrada a partir de uvas de terceiros, adquiridas através de contratos longos de arrendamento.

Os principais destaques dentre os vinhedos próprios são as parcelas nos Grand Cru Les Clos (3,41 hectares), Valmur (1 ha), Vaudésir (0,5 ha) e Blanchot (0,1 ha), além de seis parcelas somando 4,7 hectares no climat Premier Cru Vaillon. Os demais vinhedos são classificados como Chablis e Petit Chablis.

Além de caminhar para a agricultura orgânica e optar por colheita 100% manual, Fabien optou pelo caminho de baixa intervenção também na adega. As fermentações ocorrem somente com uso de leveduras indígenas a partir da safra 2008, sem inclusão de aditivos a não ser doses reduzidas de sulfitos. Focando somente na variedade Chardonnay e refletindo a tradição da família, o uso de carvalho no envelhecimento é limitado. Cerca de 70% e 50% do vinho (dependendo da cuvée) faz estágio em tanques de aço, com a parcela remanescente passando por estágio máximo de um ano em barricas de carvalho (a maioria usada).

Vinhos

Ao contrário de boa parte dos produtores da região, que elaboram cuvées únicas a partir de cada vinhedo, a Christian Moreau adota a estratégia de produzir vinhos de parcelas distintas. A partir de suas parcelas em Vaillons, elabora uma cuvée Premier Cru tradicional (combinando uvas de cinco parcelas distintas) e uma segunda (Cuvée Guy Moreau), esta última produzida a partir de uma parcela de 1 hectare plantada em 1933 no coração de Vaillons.

O mesmo ocorre com suas parcelas no Grand Cru Les Clos. Além de uma cuvée feita a partir das uvas de um grande lote na parte central deste climat, a vinícola elabora também o Clos des Hospices. Este Grand Cru é feito a partir de uvas de uma pequena parcela de 0,41 hectare na parte mais baixa de Les Clos, adquirida pela família junto ao Hospices de Chablis em 1904.

Nome da VinícolaChristian Moreau Père et FilsEstabelecida2002Website https://www.domainechristianmoreau.com/EnólogoFabien MoreauUvaChardonnayÁrea de Vinhedos12 haSede da VinícolaChablis (Bourgogne Franche Conté)DenominaçõesPetit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru, Chablis Grand CruPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção

Fontes: Website da vinícola; entrevista com o produtor; Inside Burgundy, Jasper Morris

Imagem: Arquivo pessoal

O post Christian Moreau: Chablis de alta expressão e muita tradição apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *