Akoibon 2016, Domaine Yoyo

Sem experiência anterior com viticultura, Laurence Manya Krief (que também atende pelo apelido Yoyo) conheceu a região de Banyuls, na costa mediterrânea francesa já perto da Espanha e se apaixonou pelo local. Decidiu cursar enologia e se instalou definitivamente em 2005, produzindo sua primeira safra em 2007, a partir de cerca de quatro hectares de vinhedos nas encostas acidentadas de Banyuls.

O Aikobon 2016 é uma das quatro cuvées tintas produzidas pela vinícola. Nesta safra foi um corte de 60% Grenache (vinhas velhas) e 40% Mourvedre (videiras mais jovens), ambas plantadas em solos de xisto e cultivadas de acordo com princípios da agricultura orgânica. Em uma região quente, a orientação norte do vinhedo pode ser vista com uma vantagem. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por maceração semi-carbônica de 10 dias e fermentação em tanques inox com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou por estágio de seis meses em barricas usadas e foi engarrafado sem adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho “solar” e com muita presença de fruta, refletindo muito bem o seu terroir, mas com alta acidez e tensão, que evidenciaram a qualidade da viticultura e vinificação de Yoyo e sua equipe. No visual, mostrou coloração rubi e concentração média, enquanto o olfativo abriu com leve redução (que logo desapareceu) e aromas intensos de frutas negras (blueberry), acompanhados por notas florais, de azeitona preta e especiarias.

Na boca, um corte de alta acidez, corpo médio e taninos redondos, mas picantes, já plenamente resolvidos. Assim como no nariz, mostrou ótima presença de fruta muito fresca e especiarias também no palato, um vinho de boa profundidade, textura aveludada e muita energia. Os vinhos da Domaine Yoyo não chegam ao Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 26.

Nome do VinhoAkoibon Safra2016Produtor Domaine YoyoEnólogaLaurence Manya KriefUvasGrenache, MourvedreSoloXistoGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaMontesquieu-des-Albères (Occitanie)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Akoibon 2016, Domaine Yoyo apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.