As Bateas 2012, Pombal a Lanzada

Em uma área da Galícia mais conhecida pelas lindas praias, turismo, vinhedos, pesca e criação de mariscos, a Adega Pombal decidiu inovar. Iniciou sua produção de vinhos para consumo próprio e lançou seus primeiros vinhos no mercado em 2010. A partir de 2012 passou a contar com a consultoria dos enólogos Dominique Roujou e Laura Montero, lançando duas cuvées a partir de vinhedos próprios: Arcan 2012 e As Bateas 2012.

O As Bateas 2012 é um monovarietal de Albariño, que recebeu este nome para homenagear as plataformas flutuantes de madeira tão comuns na região, usadas para a criação de mexilhões. As vinhas eram cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável (passaram para cultivo orgânico em 2014), nos solos de granito decomposto e areia da região do Val de Salnés. Na vinificação, as uvas foram mantidas em contato com suas cascas por 10 a 14 horas, para prensagem em prensa pneumática. Após fermentação de oito dias a 18°C, o vinho seguiu com suas lias por 13 meses em tanques de aço inoxidável. Nesta safra foram elaboradas apenas 5.053 garrafas.

Degustando

Um Albariño de muita personalidade e complexidade, um vinho que chegou a seu auge com muita tensão e qualidade. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo marcado por aromas de abacaxi e frutas cítricas, com notas minerais (casca de ostras) e salinas bem destacadas.

Na boca, um vinho de acidez cortante, direto, vertical e muito fresco. Mostrou discreta untuosidade e muita textura, com notas de pera e leve presença de ervas verdes no palato. Ótima estrutura e muita persistência, com um final de boca salino. Os vinhos da Adega Pombal não são importados para o Brasil e esta cuvée pode ser encontrada na Europa na faixa de € 20.

Nome do VinhoAs BateasSafra2012Produtor Adega Pombal a LanzadaEnólogosLaura Montero, Dominique Roujou de BoubeeUvaAlbariñoSoloGranito decompostoGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaSanxenxo (Galicia)DenominaçãoVino Blanco AtlanticoPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilNão é importado

O post As Bateas 2012, Pombal a Lanzada apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.