Assyrtiko: conheça a polivalente uva grega que cada dia ganha mais destaque

Após uma fase de internacionalização intensa, com muito do interesse dos produtores e apreciadores de vinhos por uvas como Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot ou Pinot Noir, o mundo do vinho parece ter mudado. Nos últimos anos, o foco parece ter passado para variedades locais, como resultado da maior atenção dada ao terroir e características de cada região produtora.

Neste contexto, a Assyrtiko é uma variedade que tem despertado interesse crescente. Ela é a mais reconhecida variedade branca grega (tanto dentro como fora da Grécia), se mostrando incrivelmente polivalente. Além de vinhos tranquilos de muito frescor e verticalidade, também se adapta bem a espumantes, vinhos de sobremesa (como Vinsanto) ou mesmo a estilos de vinificação tradicionais da Grécia, como Retsina.

Origem e cultivo

Originária da Grécia, a Assyrtiko é associada com a ilha de Santorini, de onde teria iniciado sua expansão para outras localidades do país europeu e, mais recentemente, para outros regiões, entre elas a Austrália. No entanto, tanto em termos de técnicas de cultivo como estilo de vinhos segue ainda muito ligada a esta ilha, uma das principais entre as Cíclades, situadas no norte do mar Egeu.

Em Santorini, ela responde por cerca de 65% da área de vinhedos, com uma importante proporção de vinhas em pé-franco, com idades que podem chegar a 250 anos. Nesta ilha vulcânica, varrida pelo vento, as raízes das videiras podem atingir até 18 metros de profundidade no solo preto e rico em cinzas. Ao contrário de métodos tradicionais de condução (como Guyot, por exemplo) as videiras são mantidas próximas ao solo, em um formato similar a uma cesta (chamada Kouloura). Esta técnica minimiza os danos causados pelo vento durante a floração, bem como queimaduras do sol.

Características e vinhos

A Assyrtiko é uma variedade vigorosa, moderadamente produtiva e de maturação tardia. Em sua região de origem ela é muito tolerante à seca, ondas de calor e vento. É uma uva que mantém um alto nível de acidez mesmo em verões quentes do Mediterrâneo e com ótima resistência contra diversas doenças, embora seja particularmente suscetível à mariposa das uvas europeias.

Seus cachos são de tamanho médio e compactos, enquanto os grãos são redondos, de dimensão média, com polpa suculenta e casca grossa e rica em taninos. Por conta de sua elevada acidez, a Assyrtiko pode dar origem a vinhos secos brancos e também doces, tradicionais ou mesmo espumantes. Em Santorini, é comum encontrar tanto Assyrtikos com vinificação e envelhecimento em aço inoxidável como em carvalho, os últimos mais adequados para guarda.

Os aromas típicos desta variedade são notas minerais (sobretudo pedra molhada), cítrico, pêssego, maçã verde (quando frescos), com a adição de cera, mel, querosene, avelã e abacaxi, quando mais maduros. No gustativo, costumam mostrar alta acidez, teor alcóolico mais elevado, corpo médio a alto e boa estrutura.

Área plantada e nomes alternativos

Segundo dados da OIV, a área plantada de Assyrtiko ao redor do mundo em 2015 era de apenas 1.925 hectares, totalmente concentrada na Grécia. Embora originária de Santorini, onde fica cerca de 40% de sua área plantada na Grécia, esta variedade é cultivada na maioria das regiões gregas, desde outras ilhas do Egeu até a Macedônia, Grécia Central e Peloponeso. Apesar dos dados da OIV indicarem o contrário, atualmente existem também vinhedos plantados na Austrália, como em Clare Valley, na região de South Australia.

Por conta da pequena diversidade de regiões produtoras, a variedade recebe uma limitada quantidade de outros nomes. Segundo o catálogo da Universidade da California – Davis, são eles: Arcytico, Assirtico, Assyrtico, Assyrtiko, Asurtico, Asyrtico e Asyrtiko.

Fontes: Foundation Plants Services Grapes, UC Davis; Distribution of the World´s Grapevine Varieties, OIV; Decanter; Wines of Greece; Plantgrape; PointGreece; Wine Business International

Fotos e imagens: arquivo pessoal

O post Assyrtiko: conheça a polivalente uva grega que cada dia ganha mais destaque apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.