Auksinis 2010, Sébastien Riffault

Os vinhos de Sébastien Riffault não se encaixam muito bem no que entendemos como a “tipicidade” da região onde este criativo vinhateiro atua, Sancerre. Mesmo seu Sauvignon Blanc mais “tradicional”, o Les Quarterons, foge claramente do modelo de vinho que conhecemos desta região, com vinhos de alta acidez e tensão, com forte presença mineral.  

O Auksimis 2010 é uma de suas cuvées “menos tradicionais”, que deixam clara sua opção pelo uso de uvas muito maduras, parte delas já com presença de botrytis. Esta cuvée, que em lituano (uma homenagem à companheira de Sébastien) significa dourado, foi elaborado com uvas de cultivo biodinâmico, provenientes de vinhas velhas (idade média de 50 anos). Na vinificação, após colheita manual, as uvas (50% das quais já com presença de botrytis) foram fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas e o vinho passou dois anos em barricas de carvalho usado, com suas lias. Foi engarrafado sem colagem, filtração ou adição de sulfitos.

Degustando

Existem duas versões desta cuvée e esta é aquela sem maceração com as cascas (chamada de Auksimis Macération). No visual, fez jus ao nome e mostrou coloração dourada alaranjada, tendendo ao ocre, com um olfativo bastante complexo. Destaque para os aromas de botrytis, mel, própolis e laranja kinkan, com notas de pera e ervas verdes.

Na boca, um Sauvignon Blanc de boa acidez, leve, fresco e com textura bem presente. Bastante peculiar no palato, mostrou uma grande amplitude gustativa (frutas maduras, mel, ervas), porém sem muita profundidade, deixando um meio de boca um tanto incompleto. Fechou com boa persistência e notas cítricas e salinas, embora tenha faltado um pouco de tensão. Os vinhos de Sébastien Riffault são trazidos para o Brasil pela Delacroix e uma safra mais recente desta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 315 em abril de 2022.

Nome do VinhoAuksinisSafra2010 Produtor Domaine Etienne et Sébastien Riffault EnólogoSébastien Riffault Uva Sauvignon BlancSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaSury-en-Vaux (Loire)DenominaçãoSancerrePaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilDe la Croix

O post Auksinis 2010, Sébastien Riffault apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.