Barbaresco Asili 1995, Bruno Giacosa

Pouca gente discorda que Bruno Giacosa tenha sido um dos grandes nomes do vinho do Piemonte. Falecido em 2018, foi um dos maiores representantes da chamada escola tradicionalista, com vinhos elaborados usando longas macerações e fermentações e uso exclusivo de botti no envelhecimento de seus vinhos (três a quatro anos).

A partir de seus vinhedos próprios, a vinícola atualmente elabora dois Barbarescos distintos, sendo o Asili di Barbaresco o que vem sido produzido a mais tempo. Na safra 1995 foram produzidas quase 5.000 garrafas desta cuvée, cujas uvas são provenientes do vinhedo de mesmo nome. Como a safra não foi considerada excelente, o rótulo do vinho foi branco, ao contrário dos anos quando é engarrafado como Riserva, com o uso de rótulos avermelhados.

Degustando

A incrível capacidade de evolução dos vinhos elaborados a partir da Nebbiolo ficou evidente neste Barbaresco, que mostrou toda a elegância que faz desta região a denominação de origem favorita de quem prefere vinhos menos encorpados e potentes desta variedade. No visual, mostrou coloração granada de baixa a média concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de frutas vermelhas maduras, rosa, couro e tabaco, acompanhados por notas balsâmicas.

Na boca, um vinho de alta acidez, com taninos granulosos já perfeitamente integrados e corpo médio. A tradicional elegância de Barbaresco se fez presente, com múltiplas camadas e uma incrível estrutura de boca, combinando uma boa presença de fruta com uma personalidade mais seca e direta. Um vinho sensacional e de longa persistência, seguiu ganhando aromas e sabores muito tempo depois de aberto. Os vinhos de Bruno Giacosa são trazidos para o Brasil pela Mistral e uma safra mais recente desta cuvée estava disponível na faixa de R$ 2.800 em dezembro de 2021.

Nome do VinhoBarbaresco Asili Safra1995Produtor Bruno GiacosaEnólogosBruno Giacosa, Dante ScaglioneUvaNebbioloSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaNeive (Piemonte)DenominaçãoBarbaresco DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilMistral

O post Barbaresco Asili 1995, Bruno Giacosa apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.