Baronnie Madeleine 2012, Couly-Dutheil

Couly-Dutheil é um dos maiores produtores de Chinon e, até por conta disso, é sempre motivo de controvérsias. De um lado, essa vinícola familiar passou por uma dolorosa ruptura (duas facções da família Couly entraram em conflito, levando à saída de parte dos membros, com redução da área de vinhedos). Além disso, elaboram uma ampla gama de vinhos, com significativa variação de qualidade.

A cuvée Baronnie Madeleine foi criada em 1978 e, em teoria, é produzido apenas nas melhores safras. No caso da colheita 2012, foi elaborado a partir de diversas parcelas de Cabernet Franc cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável, com rendimentos na faixa de 45 hl/ha. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas e fermentadas por 15 dias em tanques de inox, com controle de temperaturas e uso de leveduras indígenas. O vinho seguiu em tanques de inox até ser engarrafado no verão de 2013.

Degustando

Após o fim da disputa familiar, a Couly-Dutheil passou a realizar colheitas mais tardias e isso pareceu claro neste vinho. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e alta concentração, trazendo, no olfativo, aromas mais intensos de grafite, tinta de caneta e cereja negra. Destaque também para notas florais e sutil toque de ervas secas, sem as tradicionais notas herbáceas tão comuns na Cabernet Franc.

No palato, um monovarietal de alta acidez, taninos granulosos e corpo médio. Um vinho seco e fresco, com boa presença de fruta no meio de boca, que mostrou boa textura e equilíbrio, também sem presença herbácea. Os vinhos da Couly-Dutheil eram trazidos para o Brasil pela Decanter, mas agora é representada pela Chez France. Este vinho, que custa cerca de € 18 na Europa, não aparece atualmente no portfolio da importadora no Brasil.

Nome do VinhoBaronnie Madeleine Safra2012Produtor Couly-DutheilEnólogoArnaud CoulyUvaCabernet FrancSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaChinon (Indre-et-Loire)DenominaçãoChinonPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDecanter

O post Baronnie Madeleine 2012, Couly-Dutheil apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.