Bastarda 2019, Fedellos do Couto

O projeto Fedellos do Couto começou em 2011, quando quatro amigos (Jesús Olivares, Curro Bareño, Pablo Soldavini e Luis Taboada – os quatro “fedelhos”) decidiram elaborar vinhos de baixa intervenção. Baseados em O Couto, em Ourense, na região espanhola da Galicia, desde então seguem trabalhando sobretudo com variedades autóctones, com maior destaque dado a vinhos tintos.

O Bastarda 2019 é um monovarietal de Trousseau, uva chamada de Bastardo em Portugal e Merenzao na Espanha. Foi elaborado a partir de vinhas de idade entre 15 e 70 anos, cultivadas em Merenzado de forma orgânica, com uso de princípios biodinâmicos. A fermentação foi realizada com cachos inteiros em tanques de aço inoxidável, com uso exclusivo de leveduras indígenas e uma maceração suave. O vinho passou por estágio de 12 meses em barris de carvalho francês usados (a maioria de 500 litros) e foi engarrafado sem colagem ou filtração, apenas com uma leve adição de sulfitos.

Degustando

Mais um exemplar que evidencia a mudança no estilo “padrão” de elaboração de vinhos na Espanha nos últimos anos. Um vinho leve e de muita pureza e precisão, que consegue expressar muito bem o terroir da Ribeira Sacra. No visual, mostrou coloração rubi rosado e baixíssima concentração, enquanto o olfativo foi dominado por aromas de água de rosa, pitanga e morango bem puros, com discretas notas de ervas verdes.  

Na boca, um vinho de acidez marcante, corpo médio e taninos finos e picantes. Assim como no nariz, trouxe também no gustativo uma boa presença de fruta bem limpa, compondo um conjunto elegante, preciso e de boa textura, onde a acidez e verticalidade predominaram. Os vinhos da Fedellos do Couto não são atualmente importados para o Brasil, mas esta cuvée pode ser comprada em lojas online na Europa na faixa de € 27.

Nome do VinhoBastardaSafra2019Produtor Fedellos do CoutoEnólogosCurro Barreño, Jesús OlivaresUvaTrousseauSoloXisto e Granito decompostoGraduação Alcoólica12%Sede da vinícolaOurense (Galicia)DenominaçãoRibeira SacraPaísEspanhaAgriculturaOrgânica e BiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Bastarda 2019, Fedellos do Couto apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.