Blanco de Semillón 2017, Plop

Antes de assumir uma posição de maior destaque na Michelini i Muffato, a vinícola criada por seus pais, Manuel Michelini liderou um bem-sucedido projeto pessoal. A partir de 2015 lançou diversos vinhos com a marca Plop, com o uso de alguns dos vinhedos mais antigos da região de El Peral, incluindo uma parcela com vinhas velhas (de até 130 anos) de Sémillon Blanc.

O Blanco de Semillón 2017 foi elaborado com estas uvas, provenientes do terreno areno-calcário da Finca Manoni. Na vinificação, após colheita manual, 50% das uvas foram prensadas em aço inoxidável e 50% delas foram maceradas com suas cascas em ovos de cimento, para fermentação com uso de leveduras indígenas.

Degustando

Um Sémillon fresco e simples, daqueles vinhos sem grande complexidade que, porém, cumprem bem o papel de matar a sede. No visual, mostrou coloração dourada e leve turbidez, com o nariz trazendo aromas de cera, mel e ervas verdes, com notas florais e cítricas (laranja, lima).

No olfativo, um vinho de acidez intensa, boa textura e bem leve. Um Sémillon bem seco e vertical, com notas cítricas e ervas verdes também no palato. Infelizmente, faltou estrutura e meio de boca, mas possivelmente a proposta não era complexidade e profundidade, e sim um vinho para matar a sede. Ainda disponível para esta safra e seguinte na Argentina e nos Estados Unidos, não é importado para o Brasil.

Nome do VinhoBlanco de Semillón Safra2017Produtor PlopEnólogoManuel MicheliniUvaSémillonSoloArenosoGraduação Alcoólica12%RegiãoTupungato (Mendoza)DenominaçãoMendozaPaísArgentinaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Blanco de Semillón 2017, Plop apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.