Blend de Tintas 2017, Mosquita Muerta

Os vinhos argentinos estão mudando, abandonando algumas iniciativas infelizes que fizeram sucesso em um determinado momento, mas que já não mais atraem quem gosta de vinhos autênticos. E vale a pena provar vinhos de novos produtores, até para checar o grau de mudança. Um dos escolhidos foi Mosquita Muerta, vinícola criada em 2009 por Jose Millan, que elabora diversas cuvées de vinhedos selecionados.

O Blend de Tintas 2017 é um corte de 70% Malbec, 20% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc e 5% Merlot, cultivadas em diversos vinhedos de altitude na região do Valle de Uco. Após colheita manual, as uvas foram fermentadas em barricas bordalesas de carvalho francês e tanques de concreto. Posteriormente, 60% do vinho fez estágio em carvalho de primeiro uso, os demais 40% passaram por ovos de concreto.

Degustando

Uma decepção. Para quem esperava uma expressão dos novos tempos na Argentina, por conta de recomendações e do rótulo e nome estilosos, mais do mesmo. Um vinho encorpado, com excesso de fruta negra compotada e com álcool muito aparente. No visual, coloração púrpura e alta concentração, com o olfativo marcado por aromas de fruta negra bem madura, floral (violeta), herbáceo, leve pirazina e baunilha.

Ainda jovem, trouxe acidez média, taninos bem presentes e muita intensidade e concentração, aqueles vinhos gordos que enchem a boca com muita fruta. Apesar da boa qualidade de fruta, certamente o grau de maturação das uvas parece ter feito a diferença, contribuindo para um conjunto unidimensional, alcoólico e com leve amargor no final. Um vinho argentino dos anos 2000 (até com aquelas garrafas pesadas) com identidade visual da década de 2020, pode ser encontrado em lojas online na faixa de R$ 140.

Nome do VinhoBlend de Tintas Safra2017Produtor Mosquita MuertaEnólogoPablo BassinUvasMalbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, MerlotSoloAluvialGraduação Alcoólica14,4%RegiãoMendoza (Mendoza)DenominaçãoValle de UcoPaísArgentinaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional

O post Blend de Tintas 2017, Mosquita Muerta apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.