Bourgogne Aligoté 2020, Alice et Olivier De Moor

O casal Alice e Olivier de Moor inicialmente ganhou reputação pela personalidade e qualidade de seus vinhos elaborados a partir de vinhedos plantados por eles em final da década de 1990, parte deles em torno do vilarejo de Courgis. Embora recentemente tenham ganhado destaque também por seus Chablis (inclusive alguns de vinhedos Premier Cru), suas cuvées mais “veteranas” seguem mantendo um incrível padrão de qualidade e precisão.

O Bourgogne Aligoté 2020 foi elaborado a partir de uvas de agricultura orgânica certificada, provenientes de um vinhedo chamado Champagne, plantado pelo casal a partir de 1995. Deste vinhedo, as uvas de Aligoté são usadas para está cuvée, enquanto as de Chardonnay são usadas para o seu Bourgogne Chitry. Após colheita manual, as uvas foram desengaçadas e fermentadas unicamente com leveduras indígenas, com fermentação malolática também espontânea. O vinho foi envelhecido com suas lias, sem bâtonnage, em tanques de aço por quase um ano e foi engarrafado com leve adição de sulfitos, sem colagem ou filtração.

Degustando

Mais um vinho que evidencia o talento deste casal que se firmou com um dos principais nomes do vinho de baixa intrevenção do norte da Borgonha. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo marcado por aromas de frutas brancas (frutas brancas do Nordeste e pera), cítricos, cascas de ostra, toffee salgado e maresia.

Na boca, um vinho envolvente, com alta acidez e corpo médio. Com ótima textura e estrutura no palato, se mostrou direto e equilibrado, com boa presença de frutas brancas, giz e notas cítricas. Um Aligoté de muita tensão, energia e persistência, fica entre as melhores expressões desta variedade na Borgonha. Não é importado para o Brasil e na Europa é vendido na faixa de € 25.

Nome do VinhoBourgogne AligotéSafra2020Produtor Alice et Olivier De MoorVinhateirosAlice De Moor, Olivier De MoorUva AligotéSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaCourgis (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoBourgogne Aligoté AOCPaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoNatural

O post Bourgogne Aligoté 2020, Alice et Olivier De Moor apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.