Bourgogne Aligoté Cuvée Les Collines de Vaux 2018, Le Domaine d’Edouard

Edouard Lepesme construiu sua carreira em marketing e vendas para produtores e négociants na Borgonha e Champagne. Em 2011, decidiu partir para a elaboração de vinhos próprios, estudando e trabalhando com Thomas Pico em Chablis e na Quartz Reef, na Nova Zelândia. Em 2014, deu um passo fundamental ao comprar cerca de 14 hectares de vinhedos plantados na década de 1960, com Pinot Noir, Chardonnay, Aligote e Gamay. O proprietário anterior, Antoine Donat, foi um dos pioneiros da viticultura na área de Vaux, nas Côtes d’Auxerre.

O Bourgogne Aligoté Cuvée Les Collines de Vaux 2018 foi elaborado a partir de duas parcelas de vinhas velhas, plantadas nos solos de calcário kimmeridgiano da região. Cultivados de acordo com os princípios da agricultura orgânica desde os anos 2000, os vinhedos hoje dão origem a vinhos de certificação orgânica. Na vinificação, após colheita manual e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas, o vinho passou por estágio de um ano em tanques, com suas lias. Antes do engarrafamento, recebeu leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho que mostrou muito bem o potencial da Aligoté também no norte da Borgonha, região de solos mais calcários e climas mais frios. No visual, mostrou coloração amarelo claro com reflexos verdeais, enquanto o olfativo foi marcado por aromas cítricos e de maçã verde, acompanhados por notas de pólvora (redução na medida certa), pimenta branca e um leve (e curioso) toque pêssego em calda.

Na boca, um Aligoté de boa acidez e corpo médio, um vinho de maior densidade e amplitude para esta variedade. Com boa textura, trouxe bastante fruta na boca se mostrou uma excelente surpresa, em um estilo que parece ter privilegiado mais a profundidade do que a tensão. Alguns dos vinhos da Domaine d’Edouard são trazidos para o Brasil pela Cellar, mas esta cuvée já estava esgotada no site da importadora. Na Europa, é vendido na faixa de € 15.

Nome do VinhoBourgogne Aligoté Cuvée Les Collines de Vaux Safra2018Produtor Le Domaine d’EdouardEnólogoEdouard LepesmeUvaAligotéSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica12,7%RegiãoVaux (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgogne AligotéPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilCellar

O post Bourgogne Aligoté Cuvée Les Collines de Vaux 2018, Le Domaine d’Edouard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.