Bourgogne Chitry 2019, Alice et Olivier De Moor

Um casal que ganhou destaque em Chablis e cercanias pela personalidade de seus vinhos.  Após estudarem enologia em Dijon, Alice e Olivier de Moor trabalharam em várias vinícolas, antes de começar seu projeto pessoal em 1994. O objetivo? “Fazer os vinhos que nós gostamos de beber”. Converteram seus vinhedos para a agricultura orgânica em 2005 e obtiveram certificação em 2008, elaborando vinhos de baixa intervenção desde então, usando as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc e Aligoté.

O Bourgogne Chitry 2019 foi elaborado a partir de videiras plantadas pelo casal em 1995, em uma parcela de 2,5 hectares chamada Champagne. Além da Chardonnay usada para fazer este vinho, plantaram também Aligoté na mesma parcela. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação usando exclusivamente leveduras indígenas em barris de carvalho. O vinho foi mantido por 12 meses no carvalho, sendo engarrafado com leve adição de sulfitos, sem colagem ou filtração.

Degustando

O estilo particular de elaborar vinhos brancos pelo casal na região de Chablis ficou evidente nesta cuvée, que combinou a tensão e mineralidade de Chablis com maior estrutura, textura e volume de boca. No visual, mostrou coloração amarelo palha e reflexos verdeais, enquanto o olfativo foi dominado por aromas cítricos (picolé de limão), casca de ostras e pera, com leves notas de nozes e avelã.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e muita textura. Se mostrou bem equilibrado e já com camadas, trazendo profundidade e um palato mais mineral que frutado. Boa estrutura e muita persistência, fechou com notas de pedras molhadas e sorbet de limão. Os vinhos dos De Moor não são importados para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 27.

Nome do VinhoBourgogne ChitrySafra2019Produtor Alice et Olivier De MoorVinhateirosAlice De Moor, Olivier De MoorUva ChardonnaySoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaCourgis (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoBourgogne Chitry AOCPaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoNatural

O post Bourgogne Chitry 2019, Alice et Olivier De Moor apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.