Bourgogne Cuvée Longue 2019, Naïma et David Didon

Após ter realizado um curso de agricultura biodinâmica em 1995 e conhecido sua futura esposa, Naïma, durante seus estudos em enologia em Beaune, em 2001 David Didon deu um importante passo na sua carreira. Foi quando Etienne de Montille contratou David para converter os vinhedos de sua família para agricultura orgânica e biodinâmica. Desde então, ele tem trabalhado para os De Montille e atualmente é o responsável pelos vinhedos do Château de Puligny Montrachet, vinícola adquirida pelos De Montille em 2012.

Mas David decidiu ir além, e, juntamente com Naïma, adquiriu 2 hectares de vinhedos em Chassey-le-Camp, um pequeno povoado que faz parte da denominação de origem Bouzeron, na Côte Challonaise. De uma parcela deste vinhedo, a partir de vinhas velhas (plantadas entre 1947 e 1960) e de cultivo biodinâmico, teve origem o Bougogne Cuvée Longue 2019. Na vinificação, após colheita manual, as uvas (100% cachos inteiros) passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanque de fibra de vidro, com dez dias de maceração. Após passar por 20 meses em barris de carvalho usado, o vinho foi engarrafado sem adição de sulfitos, colagem ou filtração..

Degustando

Um vinho delicioso, com uma incrível expressão de fruta e muita precisão. No visual, mostrou coloração rubi de baixíssima concentração, com o olfativo sendo dominado por aromas de frutas vermelhas muito frescas, acompanhadas por notas sutis de especiarias e toque mineral.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, corpo leve e taninos presentes e picantes. Um vinho fresco, vertical e bem seco, que, embora tenha passado 12 meses a mais no carvalho que sua versão tradicional, teve seu palato marcado por fruta vermelha fresca e muito limpa. Um exemplo de vinificação de baixa intervenção, com muita precisão e qualidade. Os vinhos de Naïma e David Didon ainda não são importados para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 30.

Nome do VinhoBourgogne Cuvée LongueSafra2019Produtor Naïma et David DidonEnólogoDavid DidonUvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13%RegiãoChassey-le-Camp (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgognePaísFrançaAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Bourgogne Cuvée Longue 2019, Naïma et David Didon apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.