Bourgogne Rouge 2018, Domaine Michel Lafarge

A Domaine Michel Lafarge, baseada em Volnay, é um exemplo dos rumos adotados nas últimas décadas por alguns dos mais tradicionais produtores da Borgonha. Criada no início do século XIX, lançou seus primeiros vinhos com rótulo próprio em 1934. Desde 2000 cultiva seus vinhedos de forma biodinâmica, com uma curiosa particularidade: a presença de galinhas em seus vinhedos, com o objetivo de controlar pragas e fertilizar o solo.

O Borgonha Rouge 2019 é seu vinho de entrada, por muitos chamado de Baby Volnay, por conta de sua qualidade para um vinho de denominação regional. Foi elaborado a partir de uvas de uma parcela (chamada Petit-Pré) de 1,2 hectare de vinhas velhas, com videiras plantadas entre 1966 e 1977. Esta parcela é situada no limite entre as denominações de origem Volnay Village e Bougogne, entre a vila de Volnay e a Route National.  

Após colheita manual, as uvas passaram por fermentação de duas semanas com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho, que conta com certificação orgânica (Ecocert) e biodinâmica (Demeter), passou por 18 meses em barris de carvalho usado.

Degustando

Um vinho simples, mas delicioso e envolvente, sobretudo para quem aprecia Borgonhas mais austeros. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas (framboesa) e florais, com leves notas de especiarias e um discreto toque herbáceo.

Na boca, um Pinot Noir de boa acidez, corpo médio e taninos elegantes, mas ainda discretamente verdes. Conseguiu combinar frescor e uma presença de fruta muito pura com uma personalidade mais austera, um vinho seco, mineral, relativamente simples, mas com boa estrutura, textura e profundidade. Certamente um excelente custo-benefício na faixa de € 25 na Europa, é trazido para o Brasil pela Clarets, mas já estava esgotado no site da importadora.

Nome do VinhoBourgogne RougeSafra2018Produtor Domaine Michel LafargeEnólogaFrédéric LafargeUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%RegiãoVolnay (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgognePaísFrançaAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilClarets

O post Bourgogne Rouge 2018, Domaine Michel Lafarge apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.