Bourgogne Rouge 2019, Paul Pillot

A Domaine Paul Pillot vem ganhando maior destaque nos últimos anos, tanto pela qualidade de seus vinhos como também pela decisão de converter seus vinhedos para agricultura orgânica. No total, são 13 hectares de vinhedos, concentrados em algumas das melhores denominações de origem da Côte de Beaune, dos quais nove são plantados com uvas brancas (90% Chardonnay e 10% Aligoté). Apesar da concentração maior em vinhos brancos, também elaboram tintos interessantes.

O seu Bourgogne Rouge 2019 é um dos vinhos mais acessíveis da sua excelente lista de cuvées (possuem parcelas em mais de 15 denominações diferentes). Este Pinot Noir foi elaborado a partir de vinhedos orgânicos não certificados, boa parte de vinhas velhas (idade média superior a 40 anos) concentrados em Chassagne-Montrachet (onde fica a sede da vinícola) e Santenay. Após colheita manual, 40% das uvas foram mantidas com cachos inteiros, com fermentação usando leveduras indígenas. O vinho passou por 18 meses em barris de carvalho, dos quais apenas 15% novos e foi engarrafado sem filtração ou colagem, além de pequena adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho que mostrou uma incrível pureza de fruta e muito equilíbrio, uma agradabilíssima surpresa para um Borgonha genérico. No visual, mostrou coloração púrpura de baixa concentração, com o olfativo dominado por aromas bastante intensos de frutas vermelhas (cassis e cereja) muito frescas, acompanhadas por notas florais e minerais (grafite).

Na boca, um Pinot Noir de boa acidez, corpo médio, tanino ainda verde, com sensação de engaço. Trouxe uma explosão de frutas também no palato, com ótima textura e estrutura média. Embora não seja tenha mostrado grande complexidade ou profundidade, chamou a atenção pela vivacidade e equilíbrio, quase um vinho glou glou em termos de drinkability. Esta cuvée é trazida para o Brasil pela Clarets e estava disponível a preço cheio no site da importadora a R$ 533 em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoBourgogne RougeSafra2019Produtor Domaine Paul PillotEnólogoThierry PillotUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13,5%RegiãoChassagne-Montrachet (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgogne AOCPaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilClarets

O post Bourgogne Rouge 2019, Paul Pillot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.