Brauneberger Mendelgraben 2017, Markus Molitor

Markus Molitor rapidamente se estabeleceu com um dos maiores e melhores produtores do Mosel. Em 1984 assumiu a responsabilidade pela vinícola familiar, na época com três hectares de vinhedos. Atualmente, controla quase 120 hectares, 100 dos quais no Mosel, com os restantes em Saar. O foco principal fica na Riesling, porém também elabora algumas cuvées a partir de seus cinco hectares de vinhedos de Pinot Noir.

O Brauneberger Mendelgraben 2017 foi elaborado a partir de um vinhedo com solos de ardósia decomposta às margens do Mosel, cultivado de acordo com os princípios da agricultura sustentável. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas e fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas, com maceração de três semanas e meia. O vinho passou por 15 meses em barris de carvalho.

Degustando

Markus Molitor é mais conhecido por seus Rieslings diretos e de muita tensão, estilo este que manteve também na elaboração deste Pinot Noir. No visual, mostrou coloração carmim de baixíssima concentração, com o olfativo dominado por aromas de frutas vermelhas (cereja selvagem), acompanhados por leves notas de frutas negras mais maduras, toque defumado e discreta presença de ervas secas.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, taninos finos e envolventes, com corpo médio a leve. Um tinto de estilo etéreo, com presença elegante de fruta levemente picante na boca, mostrando muita verticalidade e tensão. Não necessariamente um Pinot Noir complexo e de muitas camadas, mas fresco, elegante e muito fácil de beber. Algumas das cuvées de Markus Molitor são importadas para o Brasil pela Worldwine, mas não identifiquei esta no site da importadora. Na Europa, é vendido na faixa de € 29.

Nome do VinhoBrauneberger Mendelgraben Safra2017Produtor Weingut Markus MolitorEnólogoMarkus MolitorUvaPinot NoirSoloArdósiaGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaBernkastel-Wehlen (Rheinland-Pfalz)DenominaçãoMoselPaísAlemanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWorldwine

O post Brauneberger Mendelgraben 2017, Markus Molitor apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.