Brut Nature Fil de Brume, Jeaunaux Robin

Anteriormente comercializando suas uvas para grandes maisons da Champagne, a família Jeaunaux começou a elaborar seus vinhos próprios a partir de 1971. Em 1999 passou a fazer parte da organização Vignerons Indépendants, coincidindo com o início da participação de Cyril Jeaunaux, atual vinhateiro. No total, cultivam 5,5 hectares de vinhedos, dos quais 4,5 hectares em Talus-Saint-Prix, região com uma composição de solo distinta de boa parte da Champagne, com uma grande presença de silex.

Este Champagne foi elaborado a partir de vinhas velhas (idade média de 40 anos), sendo um corte de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, dos quais 70% da safra 2013 e 30% de 2012. As uvas são provenientes de vinhedos próprios e de cultivo orgânico, com uso de algumas práticas biodinâmicas. Na vinificação, fermentação primária em tanques de inox e barris de carvalho usado (15% do total). Antes do engarrafamento, passou seis meses em barris de carvalho, sem malolática. Uma vez engarrafado, passou por segunda fermentação e quatro anos de contato com suas lias.

Degustando

Um Champagne elétrico e de muita energia, combinando muito frescor, boa textura e verticalidade. No visual, mostrou amarelo palha com perlage fino e constante, enquanto o olfativo foi dominado por aromas de pólvora, pedra molhada, com presença de notas salinas, cítricas e de flores brancas.

Na boca, trouxe acidez bem elevada, mousse elegante e macia, com uma textura muito bem definida. Um vinho muito direto e fresco, porém, de ótima estrutura de boca e muita persistência, com destaque para notas minerais salinas. Alguns dos Champagnes da Jeaunaux Robin são trazidos para o Brasil pela Anima Vinum e esta cuvée podia ser encontrada no site da importadora a R$ 587 em dezembro de 2021.

Nome do VinhoBrut Nature Fil de BrumeSafraNão safradoProdutor Jeaunaux RobinEnólogosCyril JeaunauxUvasChardonnay, Pinot NoirSoloArgilo Calcário e SilexGraduação Alcoólica12,2%RegiãoTalus-Saint-Prix (Marne)DenominaçãoChampagnePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportadoresAnima Vinum

O post Brut Nature Fil de Brume, Jeaunaux Robin apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.