Buçaco Tinto Reservado 2001, Alexandre Almeida Hotels

Uma inegável homenagem à tradição. Alexandre de Almeida, criador da rede de hotéis de com o mesmo nome, criou os Vinhos do Bussaco em 1917, trazendo para Portugal o conceito de Adega de Hotel. O Palácio do Bussaco fica localizado praticamente na divisa entre Bairrada e Dão, e a intenção foi utilizar uvas locais, elaborando um branco e um tinto, ambos chamados de Reservado.

O Buçaco Tinto Reservado 2001 (sim, a grafia é diferente da utilizada no nome do hotel) é um corte de Baga (uva predominante) e Touriga Nacional, provenientes de vinhedos próximos, nas regiões do Dão e da Bairrada. Na vinificação, o vinho fermenta e estagia em barricas de carvalho francês de 300 litros durante 12 meses, também com fermentação malolática ocorrendo em barrica.

Degustando

Um vinho elaborado em um estilo bastante tradicional, trazendo de um lado, a austeridade da Baga e, de outro, a estrutura e algumas das notas aromáticas da Touriga Nacional. No visual, mostrou coloração granada de concentração média a alta, com o olfativo dominado por aromas terciários, como tostado, balsâmico e café, acrescidos por notas de violeta e um leve toque de brett.

No gustativo, um vinho muito seco e austero, com bom balanço de boca, embora com presença bastante discreta de frutas. Mostrou boa acidez, textura agradável, taninos marcantes e corpo médio, compondo um conjunto equilibrado. Certamente um vinho que evoluiu bem, mas que talvez não agrade a quem tenha predileção por mais frescor e pela presença mais intensa de frutas na boca. Este vinho é importado para o Brasil pela Mistral e uma safra mais recente desta cuvée estava disponível a R$ 942 em janeiro de 2022.

Nome do VinhoBuçaco Tinto Reservado Safra2001Produtor Alexandre Almeida HotelsEnólogosAntónio Rocha, Dirk NiepoortUvasBaga, Touriga NacionalSoloDiversosGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaCuria (Bairrada)DenominaçãoTinto de MesaPaísPortugalAgriculturaConvencionalVinificaçãoTradicionalImportador no BrasilMistral

O post Buçaco Tinto Reservado 2001, Alexandre Almeida Hotels apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.