Cabernet Franc 2018, Clau de Nell

A Clau de Nell tem uma história cheia de obstáculos, mas também repleta de superações. Contando com cerca de 10 hectares de vinhedos com grande proporção de vinhas velhas, convertidos para a agricultura biodinâmica em 2000, a vinícola passou por graves dificuldades financeiras. Em 2008 foi adquirida por Anne-Claude Leflaive (na época diretora-geral da Domaine Leflaive e uma das grandes defensoras do movimento biodinâmico na França) e seu marido Christian Jacques. Mesmo com o precoce falecimento de Anne-Claude em 2015, porém, a Clau de Nell se firmou como um dos principais produtores biodinâmicos do Loire.

O Cabernet Franc 2018 é o vinho de maior produção da domaine (esta variedade responde por cerca de 50% da área de vinhedos), elaborado a partir de vinhas com idade entre 45 e 55 anos. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por maceração de 30 dias com leve extração e fermentação usando exclusivamente leveduras indígenas. O vinho, que possui certificação orgânica e biodinâmica (Biodyvin e Demeter), passou por estágio de 12 meses em barricas neutras (5 a 7 usos) de 228 litros, seguido por mais seis meses em tanques. Foi engarrafado sem filtração ou colagem, em um dia fruta, seguindo o calendário biodinâmico.

Degustando

Um Cabernet Franc que evidenciou sua proposta de baixa intervenção, com incrível pureza de fruta, que, porém, requer certa paciência na hora de consumo (há uma recomendação na própria garrafa recomendando uma decantação prévia). No visual, mostrou coloração rubi brilhante e concentração média a alta, com o olfativo abrindo com uma nota de redução, acompanhada por aromas florais, de grafite, tinta de caneta, muita fruta vermelha e preta bem fresca e toque de especiarias.

Na boca, um vinho de boa acidez, corpo médio e taninos bem firmes e granulosos. Trouxe muito frescor e uma presença intensa de fruta fresca na boca, daqueles Cabernet Franc que preenchem o palato com boa textura e profundidade, fechando com ligeiro amargor. Um vinho que merece mais tempo de garrafa, infelizmente não é importado para o Brasil e na Europa é vendido na faixa de € 28.

Nome do VinhoCabernet Franc Safra2018Produtor Clau de NellEnólogoSylvain PotinUvaCabernet FrancSoloAreno argiloso e flint, em base calcáriaGraduação Alcoólica14%Sede da vinícolaTuffalun (Maine-et-Loire)DenominaçãoAnjouPaísFrançaAgriculturaOrgânica, BiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Cabernet Franc 2018, Clau de Nell apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.