Chablis Grand Cru Les Clos 2012, Vincent Dauvissat

Quando a discussão é sobre os melhores produtores da região de Chablis, dois nomes geralmente vêm à mente. E um deles é Vincent Dauvissat. Estabelecida pelo seu avô na década de 1920, a vinícola conta com cerca de 13 hectares de vinhedos em Chablis, incluindo parcelas nos Grands Cru Les Clos e Les Preuses, além dos Premiers Cru Les Forest, Vaillons e Sechet.

O Chablis Grand Cru Les Clos 2012 foi elaborado a partir de vinhas velhas (acima de 50 anos), cultivadas de acordo com os princípios da agricultura biodinâmica, naquele que é considerado por muitos com o melhor climat de Chablis. Após colheita manual (relativamente rara na região), as uvas foram fermentadas com uso de leveduras indígenas, em tanques de aço inoxidável, com posterior estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês usado, com suas lias. O vinho foi engarrafado sem colagem ou filtração, apenas leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho espetacular, com grande concentração de sabores e estrutura, trazendo a tradicional mineralidade que caracteriza os Chardonnay de Chablis. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo dominado por aromas de pedra molhada e ervas secas, com notas de gás de cozinha e frutas brancas, além de um peculiar toque de amendoim.

Na boca, um Chablis de acidez marcante, textura elegante e corpo médio. Daqueles vinhos que trazem múltiplas camadas, que abrem continuamente conforme o tempo em taça. Muita tensão e frescor, acompanhados por notas salinas e longa persistência, certamente deve evoluir ainda mais. Os vinhos de Vincent Dauvissat não são trazidos para o Brasil e esta cuvée na Europa é comercializada na faixa de € 200.    

Nome do VinhoChablis Grand Cru Les Clos Safra2012Produtor Vincent DauvissatEnólogoVincent Dauvissat UvaChardonnaySoloCalcário (Kimmeridgien)Graduação Alcoólica13%Sede da VinícolaChablis (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoChablis Grand Cru AOCPaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Chablis Grand Cru Les Clos 2012, Vincent Dauvissat apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.