Chablis Montée de Tonnerre 2009, Louis Michel et Fils

Montée de Tonnerre, situado na margem direita do rio Serein, é um dos mais prestigiados vinhedos Premier Cru de Chablis (há quem o colocaria como o oitavo Grand Cru da região). E, dentro dos vinhos elaborados pela Louis Michel et Fils, aparece em destaque, embora este produtor tenha uma ampla gama de cuvées (incluindo três Grand Cru e oito Premier Cru)

Este vinho foi elaborado a partir de videiras plantadas em 1974, cultivadas de acordo com os princípios da agricultura orgânica, sem certificação. Na vinificação, a fermentação mais longa foi realizada em tanques de inox com temperaturas controladas, com uso exclusivo de leveduras indígenas. Passou por estágio de 12 meses em tanques de aço inoxidável, onde ocorreu fermentação malolática espontânea. Antes do engarrafamento, o vinho passou por colagem usando bentonita e leve filtração.

Degustando

A safra 2009 foi mais quente que o normal, o que levou muita gente a classificar os vinhos desta colheita como menos diretos e verticais do que a média. Neste caso, porém, este Montée de Tonnerre mostrou muita tipicidade, possivelmente refletindo a qualidade deste vinhedo. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo marcado por aromas cítricos (limão) e de pedra molhada, com leve nota de ervas verdes.

Na boca, um vinho de alta acidez, textura mais leve e corpo médio, com muita verticalidade. Bem direto e com uma presença discreta de frutas na boca, se mostrou bastante seco e com retrogosto levemente salino. Um vinho de boa qualidade e no seu auge, e que, infelizmente, não é trazido para o Brasil. Na Europa, safras mais recentes são negociadas na faixa de € 32.

Nome do VinhoChablis Montée de TonnerreClassificaçãoPremier CruSafra2009Produtor Louis Michel et FilsEnólogoGuillaume Gicqueau-MichelUva ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaChablis (Bougougne Franche-Comté)DenominaçãoChablis Premier Cru Montée de Tonnerre PaísFrançaAgriculturaOrgânicoVinificaçãoBaixa intervenção

O post Chablis Montée de Tonnerre 2009, Louis Michel et Fils apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.