Chablis Premier Cru Montée de Tonnerre 2008, William Fèvre

Montée de Tonnere é considerado um dos melhores vinhedos Premier Cru de Chablis, separado apenas por um pequeno vale do Grand Cru Blanchot. No total, são quase 43 hectares de vinhedos, incluindo não somente o lieu-dit de mesmo nome, mas também Chapelot, Côte de Bréchain e Pied d’Aloue. Neste climat, são apenas oito produtores com parcelas superiores a dois hectares. E um deles é Wiliam Fèvre, uma das principais vinícolas de Chablis.

O Chablis Premier Cru Montée de Tonnere 2008 foi elaborado a partir de uma parcela de 2,24 hectares e de cultivo sustentável. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por prensagem pneumática, para fermentação sem uso de leveduras adicionadas, parte (cerca de 40%) em barris de carvalho francês usados (com idade média de seis anos) e o restante em tanques de aço inox. No total, foram 14 meses de envelhecimento com suas lias finas, dos quais 40% nas barricas por seis meses, com o restante em tanques de inox.

Degustando

Um vinho que surpreendeu pelo seu frescor e jovialidade, certamente tem potencial para evoluir ainda mais. No visual, mostrou coloração amarelo palha com reflexos verdeais, enquanto o olfativo for marcado por aromas cítricos (mousse de limão), acompanhados por notas minerais (giz e leve casca de ostras).

Na boca, um Chardonnay de alta acidez e corpo médio, que abriu de forma relativamente mais tímida (merecia decantação), mas que começou a mostrar mais textura, complexidade e intensidade com o decorrer do tempo. Pareceu muito mais jovem do que a safra indica e se mostrou fresco e direto, com notas cítricas também no palato, boa estrutura e fim de boca longo e salino. Alguns dos vinhos de William Févre são trazidos para o Brasil pela Grand Cru, mas esta cuvée não estava disponível no site da importadora em junho de 2022. Cortesia do amigo Renato, é vendida na Europa na faixa de € 60.

Nome do VinhoChablis Premier Cru Montée de TonnerreClassificaçãoPremier CruSafra2008Produtor William FèvreEnólogoDidier SéguierUva ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaChablis (Bougougne Franche-Comté)DenominaçãoChablis Premier Cru Montée de Tonnerre PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilGrand Cru

O post Chablis Premier Cru Montée de Tonnerre 2008, William Fèvre apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.