Chambolle-Musigny 2008, Philippe Pacalet

Philippe Pacalet é um dos principais nomes do vinho de baixa intervenção da Borgonha. Sobrinho de Marcel Lapierre, atua como micro-négociant, vinificando uvas de diversas parcelas ao redor da Côte d’Or e, também, de Beaujolais. Trabalhou entre 1990 e 2000 com Henri-Frédéric Roch e, desde então, dedica-se ao seu projeto pessoal, que leva seu nome.

O Chambolle-Musigny 2008 foi elaborado a partir de diversas parcelas de cultivo orgânico, nesta denominação de origem conhecida pela elegância de seus vinhos. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração semi-carbônica e foram fermentadas com cachos inteiros, com uso exclusivo de leveduras indígenas e sem aditivos. O vinho passou 18 meses por barris de carvalho usado e foi engarrafado sem filtração ou colagem, apenas leve adição de sulfitos.

Degustando

Poucos produtores na Borgonha mostram um estilo tão pessoal em seus vinhos como Philippe Pacalet:  muita fruta de qualidade no nariz e no gustativo, quase sempre resultado da maceração semi-carbônica e do uso de cachos inteiros. No visual, mostrou coloração granada com certa turbidez, enquanto o olfativo foi marcado por aromas intensos de frutas vermelhas (um pouco mais passadas e menos exuberantes que outras safras) e especiarias doces, acompanhadas por notas florais e levemente herbáceas.

Na boca, um Pinot Noir de acidez marcante (que domina o palato), corpo médio e taninos macios. Um vinho muito vivo, de muita tensão e vibrante, com notas picantes e bem seco. Talvez sem a profundidade de outras safras, agradou pelo conjunto e frescor, outra marca registrada de Pacalet. Safras mais recentes podem ser encontradas no seu importador no Brasil, a WorldWine, na faixa de R$ 1.800 em julho de 2022.

Nome do VinhoChambolle-Musigny Safra2008Produtor Philippe PacaletEnólogoPhilippe Pacalet UvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaBeaune (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoChambolle-Musigny PaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilWorld Wine

O post Chambolle-Musigny 2008, Philippe Pacalet apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.