Chambolle-Musigny Vieilles Vignes 2010, Dominique Laurent

Após carreira no segmento de gastronomia, Dominique Laurent iniciou suas atividades como négociant na Borgonha em 1998. Com um estilo muito particular, focado em parcelas de vinhas velhas e de baixo rendimento, além de uso abundante de barricas de carvalho de primeiro uso, rapidamente ganhou reputação.

Este Chambolle-Musigny Vieilles Vignes 2010, apesar de ser um vinho de denominação village, foi elaborado, como o nome indica, a partir de vinhas velhas, algumas superiores a 100 anos. A vinificação foi realizada no estilo tradicional da região, com o maior diferencial ocorrendo no processo de élevage. Laurent é conhecido por sua metodologia própria, com seus barris sendo apelidados de “mágicos” pelo crítico francês Michel Bettane.

Laurent seleciona as árvores (tipicamente em torno de 300 anos de idade) na floresta de Tronçais  e usa seu tanoeiro próprio, garantindo assim a procedência. Apenas a parte superior do tronco é usada, em um processo inteiramente manual, que resulta em um barril mais grosso. No caso desta cuvée, o tempo de permanência nos barris foi de 20 meses.

Degustando

Um Chambolle-Musigny que faz jus à sua procedência, com a rara combinação entre elegância, mineralidade e estrutura que faz desta denominação de origem uma das mais bem avaliadas de toda a Borgonha. No visual, mostrou coloração rubi com leve evolução e concentração média, com o olfativo marcado por aromas florais (rosas) e de frutas vermelhas (cereja), acompanhados por uma nota evidente, mas elegante, de carvalho e ervas verdes.

Na boca, um Pinot Noir de manual. Mostrou linda acidez, corpo médio, com taninos finos e macios. Um vinho envolvente, sedoso, de ótima estrutura, elegante, equilibrado e preciso, com o carvalho já bem mais integrado do que poderia aparentar no olfativo. Os vinhos de Dominique Laurent são trazidos para o Brasil pela World Wine, e uma safra mais recente desta cuvée era oferecida a R$ 1.224 no site da importadora em janeiro de 2022.

Nome do VinhoChambolle-Musigny Vieilles VignesSafra2010Produtor Dominique Laurent EnólogosDominique Laurent UvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaGevrey Chambertin (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoChambolle-Musigny PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilWorld Wine

O post Chambolle-Musigny Vieilles Vignes 2010, Dominique Laurent apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.