Chardonnay 2019, Bobar Wines

O casal Sally e Tom Belford tem uma trajetória interessante, revezando diversos períodos entre Austrália e Europa, antes de se estabelecer definitivamente em Yarra, nos subúrbios de Melbourne, em 2008. Usando da experiência adquirida na França, rapidamente buscaram trazer para esta região australiana os princípios de baixa intervenção e lançaram seu primeiro vinho em 2010. Atualmente trabalham principalmente com as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Syrah.

O Chardonnay 2019 foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico não certificado provenientes de Nenagh Park, na área de Yarra Glen. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram pisadas com os pés para posterior prensagem. A fermentação, sem controle de temperatura e com uso exclusivo de leveduras indígenas, foi feita em uma combinação de diferentes formatos de barris de carvalho, sem aditivos, a não ser uma leve adição de sulfitos. O vinho passou um total de 10 meses em contato com suas lias finas também em uma combinação de carvalho francês de múltiplo uso, para ser engarrafado sem filtração.

Degustando

Um vinho que mudou em relação a primeira vez quando o degustei, em maio de 2021, quando chegou a lembrar um Chablis com um tempo maior de contato com suas lias. No visual, agora mostrou coloração amarelo brilhante, com um olfativo mais terciário e mineral do que frutado. Se no ano passado haviam chamado atenção as notas de frutas brancas e toque salino, nesta vez o nariz mostrou aromas levemente oxidativos, com notas de amêndoa e giz.

Na boca, um Chardonnay de alta acidez e corpo médio, em um estilo que destacou mais a estrutura que o frescor. Mostrou muita textura e densidade, em um estilo mais “gordinho”, com muito meio de boca. Fechou com boa persistência e final salino, um vinho interessante. Alguns dos vinhos da Bobar são trazidos para o Brasil pela Wines4U e esta cuvée estava sendo oferecida ao preço promocional de R$ 200 em julho de 2022, o que o faz um ótimo custo-benefício.

Nome do VinhoChardonnaySafra2019Produtor Bobar WinesVinhateirosSally & Tom BelfordUva ChardonnaySoloFranco arenosoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaYarra (Victoria)DenominaçãoYarra ValleyPaísAustráliaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Chardonnay 2019, Bobar Wines apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.