Chardonnay du Hasard Vin de Voile 2015, Domaine Labet

A Domaine Labet foi uma das pioneiras na elaboração de vinhos brancos não oxidativos no Jura, ainda na década de 1990. Em uma região onde os vinhos brancos feitos com o método sous voile eram dominantes, os Labet passaram a vinificar boa parte de suas cuvées de Chardonnay em um estilo mais próximo ao da Borgonha, trazendo uma diferente expressão para os terroirs do Jura. Porém, toda regra tem uma exceção.

O Chardonnay du Hasard Vin de Voile 2015 foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico, provenientes de vinhas velhas de seleção massal (mais de 65 anos) de uma parcela chamada Le Clos. Após colheita manual e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas, o vinho passou por seis anos em barricas usadas, dos quais quatro anos sob flor (sous voile). O vinho foi engarrafado em fevereiro de 2021 sem adição de sulfitoscolagem ou filtração.

Degustando

Um vinho de incrível complexidade e profundidade, já pronto para consumo, mas que pode trazer prazer com mais tempo de guarda. No visual, mostrou coloração amarela intensa já tendendo ao dourado, com um olfativo marcado por aromas oxidativos, acompanhados por notas intensas de avelãs, nozes e maçã seca.

Na boca, um Chardonnay de boa acidez, muito seco e mais encorpado. Denso e profundo, mostrou muita textura e múltiplas camadas, evidenciando uma estrutura rica e que chamou a atenção, com notas picantes e muita complexidade no palato. Daqueles vinhos longos que seguem na boca por muito tempo, com notas salinas no final. Os vinhos da Domaine Labet não são importados para o Brasil e esta cuvée pode ser encontrada na Europa na faixa de € 70.

Nome do VinhoChardonnay du Hasard Vin de Voile Safra2015Produtor Domaine LabetVinhateiroJulien LabetUva ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica15,5%Sede da VinícolaRotalier (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoCôtes du JuraPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Chardonnay du Hasard Vin de Voile 2015, Domaine Labet apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.