Charmes-Chambertin Grand Cru 2018, Domaine Arlaud

Criada na década de 1940, a Domaine Arlaud conta atualmente com cerca de 15 hectares de vinhedos, divididos em 19 denominações de origem diferentes na Borgonha. Seus vinhedos começaram a ser cultivados de forma orgânica em 2004, obtendo certificação em 2010. A vinícola foi além e obteve certificação biodinâmica a partir de 2014. Embora a maior parte de seus vinhedos esteja localizada em Morey-St-Denis, sua maior parcela fica em Gevrey-Chambertin, mais especificamente no Grand Cru Charmes-Chambertin.

Este Charmes-Chambertin Grand Cru 2018 foi elaborado a partir desta parcela de 1,14 hectare que fica no climat Mazoyères-Chambertin (onde o produtor tem opção de escolher entre os dois nomes), praticamente na divisa com Latriécieres-Chambertin. Esta parcela é composta principalmente por vinhas velhas (plantadas entre 1957 e 1973), de cultivo biodinâmico. Na vinificação, após colheita manual e com 30% das uvas com cachos inteiros, a fermentação ocorreu com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou por 16 meses em barricas de carvalho (apenas 20% novas), sendo engarrafado sem colagem ou filtragem e leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho grandioso, daqueles Grand Cru da Borgonha com muita estrutura (sim, é de Gevrey Chambertin) e complexidade, mas ainda muito longe de seu ápice. No visual, mostrou coloração rubi e concentração média, com o olfativo mostrando aromas de frutas vermelhas e negras (cereja morello em destaque), acompanhados por notas florais, anis e especiarias.

Na boca, mostrou boa acidez, corpo médio e taninos finos, ainda bem presentes. Abriu mais fechado, porém evoluiu e ganhou complexidade após uma hora em decanter. Um Pinot Noir bem seco, com ótima textura, já com camadas e fruta muito pura também no palato, fechando com muita persistência. Mesmo ainda muito jovem, se mostrou profundo, concentrado e amplo, certamente trará ainda mais prazer para quem tiver a paciência para consumi-lo no seu auge. Esta cuvée é trazida para o Brasil pela Vinho Veritas, e podia ser encontrada no site da importadora na faixa de R$ 3.700 em abril de 2022.

Nome do VinhoCharmes-Chambertin Grand CruSafra2018Produtor Domaine ArlaudEnólogoCyprien ArlaudUvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaMorey-St-Denis (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoCharmes-Chambertin Grand CruPaísFrançaAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilVinho Veritas

O post Charmes-Chambertin Grand Cru 2018, Domaine Arlaud apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.