Chenin 2016, Le Rocher des Violettes

A safra 2016 foi bastante complicada do ponto de vista de quantidade no Loire, com grandes perdas de produção como resultado de geadas intensas na primavera. A Le Rocher des Violettes também foi duramente afetada, com as perdas em seus vinhedos em Montlouis-sur-Loire levando a vinícola a adquirir uvas provenientes de Vouvray para elaborar alguns de seus vinhos.

Se a quantidade ficou abaixo do esperado, o mesmo não pode ser dito em relação à qualidade da Chenin Blanc da safra 2016.  As (poucas) uvas colhidas mostraram boa concentração e atingiram maturação ideal. E este monovarietal elaborado por Xavier Weisskopf evidencia isso. Foi elaborado com uvas de cultivo orgânico e, após colheita manual, 75% da fermentação (com uso de leveduras indígenas), foi feita em tonéis de carvalho de cinco a dez anos de uso e 25% em tanques de inox. O vinho envelheceu por sete meses nestes recipientes, passando por leve filtração antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho surpreendente, combinando a acidez cortante da Chenin Blanc com um perfil mais estruturado, com múltiplas camadas e complexidade. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo marcado por aromas de flores secas e mel, com destacadas notas minerais e salinas.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio e muita textura. Apresentou uma presença intensa de frutas amarelas e ervas secas na boca, combinando frescor, potência e untuosidade. Mesmo sendo um dos vinhos básicos da vinícola, surpreendeu pela complexidade e elegância. Este vinho pode ser encontrado na importadora Premium, e era oferecido na faixa de R$ 275 em setembro de 2021.

Nome do VinhoCheninSafra2016Produtor Le Rocher des ViolettesEnólogoXavier WeisskopfUvaChenin BlancSoloCalcárioGraduação Alcoólica13,5%RegiãoDierre (Indre-et-Loire) DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Chenin 2016, Le Rocher des Violettes apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.