Cinque 2018, Le Boncie

Giovanna Morganti ganhou reputação pela pureza e equilíbrio de seus vinhos, produzidos em Castelenuovo Berardegna, dentro da área da denominação de origem Chianti Classico. Porém, ela decidiu, já a partir de 2011, engarrafar seus vinhos (elabora apenas duas cuvées) como Toscana IGT. O motivo? Ela não concorda com os regulamentos do conselho da denominação Chianti Classico que, segundo ela, desfavorecem os produtores artesanais.  

Com uma proposta distinta de seu vinho principal (Le Trame), Cinque é o seu vinho de entrada. Inicialmente elaborado a partir de vinhas mais jovens, passou a ser feito a partir de uvas (95% Sangiovese, e 5% Colorino) de um vinhedo de 1,3 hectare adquirido em 2006, localizado fora da área do Chianti Classico. Contando com a qualidade decorrente do cultivo orgânico, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de aço inox. O vinho foi mantido por 12 meses em barris de carvalho usado e grande volume, para posterior estágio de seis meses em garrafa, para sem engarrafado sem colagem ou filtração, apenas com leve adição de sulfitos.

Degustando

Se o Le Trame é um vinho mais intenso, de maior profundidade e grande potencial de guarda, o Cinque assume o papel de um vinho de consumo mais rápido, porém mantendo o padrão de qualidade da Le Boncie. No visual, mostrou coloração rubi com baixíssima concentração, enquanto seu olfativo remeteu a um vinho de clima mais quente, com aromas de frutas vermelhas mais maduras (morango), acompanhadas por notas de couro e ervas secas.

Na boca, porém, se mostrou um vinho mais leve e delicado, de alta acidez, taninos arenosos e corpo médio a baixo. Por conta de sua baixa extração, o palato ficou marcado por notas de frutas maduras e picantes na boca, um vinho mais para o estilo glou glou e incrivelmente gastronômico, daqueles que a garrafa esvazia rapidamente. Com uma produção de apenas 3.000 garrafas ao ano, não é importado para o Brasil e pode ser encontrado na Europa na faixa de € 20.

Nome do VinhoCinqueSafra2018Produtor Le BoncieVinhateiraGiovanna MorgantiUvas Sangiovese, ColorinoSoloArgilo Calcário (albarese)Graduação Alcoólica13%Sede da VinícolaCastelnuovo Berardenga (Siena – Toscana)DenominaçãoToscana IGTPaísItáliaAgriculturaOrgânica, com princípios biodinâmicosVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Cinque 2018, Le Boncie apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.