Clos du Roy 2016, Sylvain Pataille

Uma combinação de futuro entre homem e natureza, já rendendo frutos no presente. De um lado, uma das estrelas ascendentes da vinificação do norte da Côte de Nuits, Sylvain Pataille. Este inquieto vinhateiro cada dia ganha mais espaço entre os melhores da região. De outro, um vinhedo que pode se tornar um dos primeiros Premier Cru de Marsannay, Clos du Roy. Situado próximo a Dijon, este lieu-dit de 24 hectares dá origem a alguns dos melhores vinhos de Marsannay.

O Clos du Roy 2016 foi elaborado a partir de 2,25 hectares de videiras de Pinot Noir, boa parte vinhas velhas (plantadas em 1952, 1965, 1978, 2001 e 2003-6) certificadas orgânicas desde 2008, contando com uso de métodos biodinâmicos. Na vinificação, as uvas foram maceradas e fermentadas com cachos inteiros, com uso exclusivo de leveduras indígenas, para posterior estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês. Antes do engarrafamento, o vinho passou por mais cinco meses em tanques, seguido por leve adição de sulfitos.

Degustando

Se 2016 foi uma safra considerada complicada na Côte d’Or, os vinhos dos melhores vinhedos acabaram mostrando seu diferencial. Este foi o caso deste Clos du Roy, que no visual mostrou coloração rubi e concentração média, com um olfativo predominantemente floral (violeta e rosas), com notas de cereja selvagem.

Na boca, um Pinot Noir de boa acidez, taninos macios e corpo médio. Um vinho elegante e de boa estrutura, com uma destacada presença de fruta no gustativo e boa profundidade e textura. Mostrando equilíbrio e frescor, este vinho, adquirido em meados de 2021 a R$ 698, é importado para o Brasil pela Anima Vinum.

Nome do VinhoClos du RoySafra2016Produtor Sylvain PatailleEnólogoSylvain Pataille UvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaMarsannay (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMarsannayPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilAnima Vinum

O post Clos du Roy 2016, Sylvain Pataille apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.