Columella 2004, The Sadie Family

Eben Sadie é considerado um dos principais enólogos não somente da África do Sul, seu país natal, mas também em escala mundial. Em 2017 foi escolhido como o “vinhateiro dos vinhateiros”, em uma premiação organizada pelo Institute of Masters of Wine e a publicação The Drinks Business. Seu primeiro vinho, Columella, foi lançado em 2000 e, desde então, segue como uma das melhores representações do terroir de Swartland, região cerca de 50 quilômetros ao norte da Cidade do Cabo.

Na safra 2004, Columella foi um corte de 80% Syrah e 20% Mourvèdre, cultivados de acordo com os princípios da agricultura orgânica em parcelas distintas, com diferentes perfis de solo (granito, xisto e argila). Na vinificação, após colheita manual, a fermentação ocorreu com uso de leveduras indígenas em tanques abertos de carvalho usado de 2.000 litros. A fermentação durou três semanas, com mais três semanas de maceração pós-fermentativa. O vinho passou por estágio de 24 meses em barris de carvalho francês, dos quais 40% novos.

Degustando

Um vinho grandioso, complexo e de muita elegância, que evidencia o enorme potencial dos vinhos sul-africanos e o talento de Eben Sadie. Mesmo apesar de chegar à sua “maioridade” em 2022, se mostrou ainda relativamente jovem, possivelmente entrando somente agora na sua janela de consumo ideal. No visual, mostrou coloração rubi de alta concentração, com o olfativo marcado por aromas intensos de frutas negras e especiarias, com notas de pimenta negra, florais e leve toque terroso.

Na boca, um corte de boa acidez, corpo médio a alto e taninos macios, sedosos e já integrados. Um vinho que mostrou destacada presença de fruta na boca, mas já com camadas e muita profundidade. Refletiu o estilo adotado por Sadie nas primeiras safras (com mais extração, uso de carvalho e colheitas mais tardias), mas, sem qualquer dúvida, um vinho complexo e de excelente qualidade. Se apresentasse um pouco mais acidez e frescor, estaria próximo da perfeição. Este vinho, cortesia do casal Roberto e Mariana, não é importado para o Brasil e na Europa é comercializado na faixa de € 115.

Nome do VinhoColumellaSafra2004Produtor The Sadie FamilyEnólogoEben SadieUvasSyrah, MourvèdreSolosDiversosGraduação Alcoólica14,5%Sede da vinícolaMalmesbury (Western Cape)PaísÁfrica do SulAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Columella 2004, The Sadie Family apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.