Concreto Malbec 2017, Zuccardi

A Zuccardi é uma das vinícolas que melhor representa a transformação do vinho argentino nos últimos anos. Seus primeiros vinhedos foram plantados em 1963 por Alberto Zuccardi, com a vinícola experimentando enorme crescimento nas décadas seguintes sob a liderança de filho José Alberto. O foco ficava sobretudo em monovarietais de Malbec de baixo custo, o que garantiu à Zuccardi uma posição de destaque dentre os maiores exportadores de vinhos argentinos.

Este perfil, porém, mudou. E um passo decisivo foi a escolha de novos terroirs, sobretudo nas maiores altitudes do Valle de Uco, onde a Zuccardi começou a plantar novos vinhedos em 2009. A transformação ganhou maior corpo com a terceira geração da família, Sebastián Zuccardi. Ele passou a buscar a produção de vinhos mais frescos e elegantes, com maior atenção às cuvées elaboradas a partir de terroirs específicos.

O vinho

Um exemplo desta nova mentalidade é o Concreto Malbec. Este monovarietal da uva símbolo da Argentina foi elaborado a partir de vinhedos de cultivo sustentável localizados na IG Paraje Altamira, uma das mais disputadas indicações geográficas argentinas. Com seus solos calcários, a Finca Piedra Infinita é uma propriedade com 42 hectares de vinhedos a cerca de 1.100 metros acima do nível do mar, o que traz um perfil distinto à Malbec.

Na vinificação, fica evidente a preocupação do enólogo com o perfil mais puro e elegante de seus vinhos. A fermentação alcoólica, com parte das uvas com cachos inteiros, foi realizada em tanques de concreto sem epóxi, com uso de leveduras indígenas e maceração por 20 dias. Tanto a fermentação malolática com o envelhecimento também foram em concreto.

Degustando

Um vinho que representa muito bem o que poderia ser chamado de novo estilo de vinificação da Malbec na Argentina, longe dos excessos vistos no passado. No visual, mostrou uma coloração púrpura, com alta concentração, trazendo, no olfativo, aromas intensos de frutas negras maduras, ervas e grafite, com notas minerais e florais.

Na boca, um vinho de boa acidez, taninos firmes mas redondos e corpo médio, combinado elegância e potência. Ainda jovem, mostrou intensa presença de frutas na boca, porém na forma de fruta fresca, limpa e pura, dentro de um conjunto e estrutura harmônicos, com boa profundidade. Um vinho intenso, que talvez tenha pecado por um toque um pouco mais intenso de álcool, mas que entrega um paladar robusto, sem perder o frescor. Os vinhos da Zuccardi são trazidos para o Brasil pela Grand Cru e esta cuvée era vendida na faixa de R$ 560 em setembro de 2021.

Nome do VinhoConcreto Malbec Safra2017Produtor ZuccardiEnólogoSebastián ZuccardiUvaMalbecSoloCalcárioGraduação Alcoólica14%RegiãoParaje Altamira (Mendoza)DenominaçãoIG Paraje AltamiraPaísArgentinaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilGrand Cru

O post Concreto Malbec 2017, Zuccardi apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.