Corton Charlemagne Grand Cru 2016, Domaine Escoffier

A colina de Corton tem uma longa história e um significado especial na viticultura da Borgonha. Seus vinhedos foram doados pelo Imperador Carlos Magno ao Colegiado de Saulieu em 775 d.C, e, desde então, a região é conhecida pela qualidade de seus vinhos. É um dos poucos vinhedos Grand Cru na Borgonha que produz vinhos brancos e tintos, que são divididos em três denominações de origem diferentes.

O Corton-Charlemagne Grand Cru 2016 da Domaine Escoffier é um bom exemplo da qualidade que a Chardonnay pode atingir neste vinhedo privilegiado da Côte de Beaune. Foi elaborado com uvas de cultivo sustentável e práticas biodinâmicas deste climat de 71 hectares, inteiramente dedicado à principal varietal branca da Borgonha. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com leveduras indígenas em barris de carvalho, seguida por malolática. O vinho passou por estágio de 15 meses em carvalho, de 30% a 50% das barricas sendo novas.

Degustando

Daqueles vinhos que eu gostaria de ter mais umas 20 garrafas na adega. Um show de equilíbrio e precisão. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo dominado por aromas minerais, com destaque para pólvora, acompanhados por notas de frutas brancas (pera) e leve toque salino.

Na boca, um vinho de muita profundidade e textura, com alta acidez e corpo médio. Chama a atenção como estes terroirs únicos conseguem gerar vinhos de elegância e equilíbrio, um Grand Cru que já mostrou múltiplas camadas e deve ir longe, com longa persistência e notas minerais e salinas no retrogosto. Os vinhos da Domaine Escoffier são trazidos para o Brasil pela Anima Vinum e essa cuvée estava disponível a R$ 1.242 em janeiro de 2022.

Nome do VinhoCorton Charlemagne Grand Cru Safra2016Produtor Domaine EscoffierEnólogoFranck EscoffierUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaSaint-Loup-Géanges (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoCorton Charlemagne Grand Cru PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilAnima Vinum

O post Corton Charlemagne Grand Cru 2016, Domaine Escoffier apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.