Côte de Brouilly Cuvée Zaccharie 2019, Château Thivin

Château Thivin é frequentemente reconhecido como o melhor produtor da denominação de origem Côte-de-Broully. E dentro desta vinícola tradicional, que começou suas atividades em 1877, duas cuvées receberam o nome de seus fundadores: Zaccharie, considerado seu melhor vinho tinto e Marguerite, para seu vinho branco de maior destaque.

O Cuvée Zaccharie 2019 é um blend de vinhas velhas de diversas parcelas, sobretudo La Chapelle e Godefroy, considerados como os melhores vinhedos em posse do Château Thivin. Na vinificação, após colheita 100% manual, as uvas passaram por maceração parcial com cachos inteiros por 13 a 15 dias, com prensagem suave usando prensa pneumática. O vinho passou por estágio de 10 meses em barris de carvalho francês.

Degustando

Se tem gente que ainda acredita que todo Beaujolais deve ser bebido jovem, este é um exemplo de que os melhores vinhos desta região precisam de tempo para atingir seu ápice.  No visual, mostrou coloração rubi com média concentração, enquanto no olfativo o destaque ficou com aromas de frutas vermelhas maduras e negras (blueberry e ameixa), com notas florais intensas, especiarias e leve toque de borracha.

Na boca, um vinho de boa acidez, corpo médio e taninos arenosos ainda bem presentes. Trouxe a sensação de muita fruta mais madura na boca, com boa profundidade e textura. Uma cuvée com frescor, boa estrutura e longa permanência, com leve nota ferrosa. Certamente merecia mais tempo para chegar à sua plenitude, um Gamay mais sério que já mostrou seu pedigree. Alguns dos vinhos do Château Thivin são trazidos para o Brasil pela Cellar, mas esta cuvée não estava no lote inicial importado. Na Europa, pode ser encontrado na faixa de € 30.

Nome do VinhoCôte de Brouilly Cuvée ZaccharieSafra2019 Produtor Château ThivinEnólogosClaude-Édouard Geoffray, Sonja GeoffrayUvaGamaySoloVulcânico (Roches Bleues ou diorito)Graduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaOdenas (Rhône)DenominaçãoCôte de BrouillyPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Côte de Brouilly Cuvée Zaccharie 2019, Château Thivin apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.