Côte-Rôtie 2017, Maison Stephan

Foi somente em 1991, quando Jean-Michel Stephan passou a controlar os negócios da família, que a vinícola foi criada. Anteriormente, as uvas da propriedade, próxima a Tupin-et-Semons, ao sul da Côte-Rôtie, eram vendidas para a Guigal. Desde então, a vinícola familiar passou por transformações, produzindo vinhos de baixa intervenção a partir de 1995 e mudando seu nome para Maison Stephan em 2017, após a entrada de Romain, filho de Stephan, nas atividades.

O Côte-Rôtie 2017 (que passou ser chamado de Côte-Rôtie Les Binardes nas safras mais recentes) é um corte de 90% Syrah e 10% Viognier, cultivadas de forma orgânica com princípios biodinâmicos em solos de gneiss, a cerca de 300 metros de altitude. Na vinificação, as uvas foram co-fermentadas em tanques de aço inoxidável, com uso exclusivo de leveduras indígenas, com envelhecimento de doze meses em aço inoxidável. Este vinho não recebeu adição de sulfitos ou passou por colagem ou filtração antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho de muita profundidade e alta qualidade, já em altíssimo nível, mas que mostra um enorme potencial de evolução. No visual, mostrou coloração rubi com leve nota de evolução e alta concentração, enquanto o olfativo foi em exemplo do que se espera de um Côte-Rôtie. Aromas intensos de frutas negras, tapenade de azeitonas e alcaçuz, com notas florais, de pimenta do reino, tomilho e cogumelos.

Na boca, um vinho de ótima acidez, taninos presentes e finos e corpo médio a alto. Já mostrou muita profundidade, múltiplas camadas, textura e um agradável equilíbrio, embora ainda deva mostrar maior harmonia com o passar o tempo. Uma perfeita combinação entre intensidade, tensão e frescor. Algumas das cuvées da Maison Stephan são trazidas para o Brasil pela Delacroix e uma safra mais recente deste vinho podia ser encontrada a R$ 895 no site da importadora em dezembro de 2021.

Nome do VinhoCôte-Rôtie Safra2017Produtor Maison StephanEnólogoJean-Michel StephanUvasSyrah, ViognierSoloXisto, gneissGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaTupin-et-Semons (Auvergne-Rhône-Alpes)DenominaçãoCôte-Rôtie PaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilDelacroix

O post Côte-Rôtie 2017, Maison Stephan apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.