Cuvée Vin Libre 2015, Balazu des Vaussières

Com cerca de 5,5 hectares espalhados em torno de Tavel e Lirac, o casal Nadia e Christian Charmasson elaborou seus primeiros vinhos em 2003, sempre com foco em baixa intervenção tanto nos vinhedos como na adega. Cultivam suas parcelas de acordo com os princípios da agricultura orgânica e uso de práticas biodinâmicas, trabalhando com as variedades autóctones ou mais usadas no sul do Rhône.

A Cuvée Vin Libre 2015 é um corte de diversas uvas locais, com destaque para Grenache Blanc e Clairette, com menor participação de Roussane, Marsanne, Viognier e Bourboulenc. Após colheita manual de videiras plantadas em gobelet, as uvas passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas e breve contato com suas cascas. O vinho foi mantido por dois anos em tanques com suas lias, sendo engarrafado sem colagem, filtração ou adição de sulfitos.  

Degustando

Um vinho de muita vivacidade e personalidade, cheio de excessos, mas que no conjunto se revelou interessante. No visual, mostrou coloração de ouro velho e alguma turbidez, com um olfativo rico e amplo. Destaque para os aromas de casca de laranja, pêssego amarelo maduro, ervas verdes, acompanhados por notas oxidativas e salinas, com acidez volátil dentro do aceitável.

Na boca, um corte branco de boa acidez, encorpado e com taninos bem evidentes. Mostrou certa rusticidade, um vinho mais gordo, com muita textura e densidade, mastigável e com notas quase terrosas. No palato trouxe sabores de pêssego e maçã verde, discreto amargor e muita salinidade, com leve toque de álcool no retrogosto. Este verdadeiro turbilhão, cortesia do casal Beto e Mariana, não é importado para o Brasil e na Europa pode ser encontrado na faixa de € 15.

Nome do VinhoCuvée Vin LibreSafra2015Produtor Balazu des VaussièresVinhateirosNadia & Christian CharmassonUvasGrenache Blanc, Clairette, Roussane, Marsanne, Viognier, BourboulencSoloArenoso e sílicaGraduação Alcoólica13,7%Sede da VinícolaTavel (Occitaine)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica e Biodinâmica não certificadasVinificaçãoNatural

O post Cuvée Vin Libre 2015, Balazu des Vaussières apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.