Em um ano difícil na Europa, safra 2021 da Rioja é classificada como muito boa

A safra de 2021 foi considerada como extremamente desafiadora em diversas regiões da Europa. Por conta de eventos climáticos extremos (geadas e chuvas fortes em várias regiões), a produção registrou queda significativa em diversos países, com destaque para França e Espanha. Dentro deste contexto, o Conselho Regulador da Rioja divulgou sua avaliação qualitativa para esta safra.

Apesar das dificuldades, a safra 2021 da mais tradicional denominação de origem da Espanha foi classificada como Muy Buena (Muito Boa), em linha com a avaliação da safra anterior. No entanto, foram safras de características diferentes. Refletindo as condições climáticas menos favoráveis na primeira metade do ano, a colheita de 2021 terminou somente em 16 de novembro, 16 dias depois da safra 2020.

Características da safra

Ao contrário de algumas outras regiões europeias, porém, os meses finais da safra foram considerados como excelentes. Pablo Franco, diretor do Órgão de Controle do Conselho Regulador, divulgou um resumo no qual exaltou a excelência e a complexidade da colheita. Para ele “as condições climáticas favoráveis, sem dúvida, condicionaram o amadurecimento e levaram ao fim do ciclo que não podemos qualificar de outra forma, se não brilhante; a extensão do período de colheita favoreceu o amadurecimento fenólico sem aceleração e colheita seletiva”.

Da mesma forma, Franco destacou a singularidade da Denominação e a qualidade inerente da colheita, onde tem sido vista como “2021 tem sido sinônimo de estrutura, cor e, claro, a complexidade da Rioja. Os vinhos representaram bem cada um dos territórios da Denominação, expressão de sua diversidade característica que perdurará ao longo do tempo”.

A avaliação de safras é realizada todos os anos pelo Conselho Regulador e classifica as safras em cinco níveis distintos, sendo Excelente a mais alta e Muy Buena o segundo melhor nível. Em 2021, os técnicos do Conselho coletaram mais de 5.000 amostras, que posteriormente foram degustadas por um painel de 120 profissionais. Já contando com 2021, nos últimos dez anos apenas uma safra foi considerada como Excelente (2019), enquanto seis receberam a classificação Muy Buena.   

Fontes: Conselho Regulador da Rioja; Agronews Castilla y Leon

Imagem: Conselho Regulador da Rioja

O post Em um ano difícil na Europa, safra 2021 da Rioja é classificada como muito boa apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.