Fleur de Pinot 2018, Sylvain Pataille

Sylvain Pataille é um dos mais criativos vinhateiros da região de Marsannay, no extremo norte da Côte D’Dor. Além de ser um dos maiores expoentes na vinificação da uva Aligoté (foi um dos fundadores do grupo Les Aligoteurs) também dedica muita energia à vinificação em rosé, algo raro na Borgonha, onde pouquíssimos produtores vinificam a Pinot Noir desta forma.

O Fleur de Pinot foi, nas palavras de Pataille, elaborado a partir das melhores parcelas de seus vinhedos. É um corte de Pinot Noir com Pinot Beurot (como a Pinot Gris é conhecida na região), com uvas provenientes de três vinhedos distintos, todos certificados orgânicos desde 2008 e com uso de métodos biodinâmicos. As uvas de Pinot Noir provêm das parcelas Charme Aux Prêtres (plantada em 1932 em solo calcário) e Champforeys (1934, em solo argiloso), enquanto a Pinot Beurot também vem de vinhas velhas, em Blungey (1949).

Na vinificação, cerca de metade das uvas foi rapidamente pressionada com cachos inteiros, enquanto a outra metade passou por contato de 36 a 48 horas de contato com as cascas. A fermentação ocorreu exclusivamente com uso de leveduras indígenas e o vinho passou por dois anos de estágio em demi-muids, de 600 litros, de carvalho usado.

Degustando

Um rosé etéreo e elegante, com muita finesse e uma incrível presença de fruta fresca. No visual, mostrou uma coloração framboesa bem clara, com baixíssima concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de água de rosas, fruta vermelha elegante e limpa, acompanhados por uma refrescante nota de hortelã.

Na boca, um vinho que conseguiu combinar o frescor e verticalidade de um vinho branco com um meio de boa com presença intensa, mas elegante, de fruta vermelha fresca, encontrada em tintos jovens. Muita sutileza e requinte, combinados com taninos bem leves e longa persistência, um rosé de personalidade própria e muita finesse. Os vinhos de Sylvain Pataille são trazidos para o Brasil pela Anima Vinum e esta cuvée foi adquirida em meados de 2021 a R$ 698.

Nome do VinhoFleur de PinotSafra2018Produtor Sylvain PatailleEnólogoSylvain Pataille UvasPinot Noir, Pinot GrisSoloCalcário, ArgilaGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaMarsannay  (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMarsannay RoséPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilAnima Vinum

O post Fleur de Pinot 2018, Sylvain Pataille apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.