Fleurie 2013, Jean Foillard

Jean Foillard dispensa apresentações. Ao lado de produtores como Marcel Lapierre, Guy Breton e Jean-Paul Thévenet, foi um dos principais responsáveis pelo renascimento da região do Beaujolais. Este grupo, intitulado Gangue dos Quatro pelo importador norte-americano Kermit Lynch, foi fundamental para deixar para trás o preconceito que esta região francesa pode produzir apenas vinhos simples e comerciais.

Apesar de baseado em Villie-Morgon e com boa parte de seus vinhedos na denominação de origem Morgon, uma de suas cuvées que mais chama a atenção é Fleurie. Foillard é reconhecido com um dos melhores produtores nesta denominação e seu Fleurie se tornou quase um símbolo para o potencial destes vinhos. Esta cuvée foi elaborada a partir de uma parcela de 1 hectare nos lieux-dits Grille-Midi e Champagne, composta por vinhas velhas (idade média de 50 anos) e de cultivo orgânico.

Na vinificação, após colheita manual, os cachos inteiros de uvas foram rapidamente resfriados antes do início de uma longa (cerca de 30 dias) maceração carbônica. Posteriormente, o sumo e a polpa foram prensados em tanques de concreto, para fermentação alcóolica com leveduras indígenas. Antes do engarrafamento, o vinho passou por seis a nove meses em barris de carvalho usado. Se necessário, o vinho recebe leve adição de sulfitos.

Degustando

Um produtor que consegue trazer uma expressão realmente diferenciada para os vinhos da denominação Fleurie. No visual, mostrou coloração rubi, com leve halo de evolução, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de frutas vermelhas e negras (sobretudo cereja madura), acompanhados por notas florais (violeta), especiarias doces e grafite.

Na boca, um Gamay de muita vivacidade e precisão, com um palato equilibrado e de boa profundidade. Mostrou boa acidez, corpo médio e taninos com certa rusticidade, com destacada presença de notas de frutas maduras e especiarias. Pronto para beber, evidenciou o poder de evolução desta denominação de origem tão conhecida por vinhos de consumo mais rápido e casual. Na época importado pela Cellar, este vinho não está mais disponível no mercado brasileiro, Na Europa, safras mais recentes são vendidas na faixa de € 25.

Nome do VinhoFleurie Safra2013Produtor Jean FoillardEnólogoJean FoillardUvaGamaySoloGranitoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaVillié Morgon (Rhone-Alpes)DenominaçãoFleuriePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilCellar

O post Fleurie 2013, Jean Foillard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.