Fleurie 2014, Domaine de Colette

A Domaine de Colette foi fundada em 1953 por René Gauthier, mas boa parte de seu crescimento nas últimas décadas se deveu a seu filho, Jackie. Após ter trabalhado também com seu tio, foi capaz de adquirir as terras desse último e, com o falecimento de René, unir os vinhedos em uma só vinícola. Nos últimos anos, uma nova geração também contribui, com a entrada em 2019 de Pierre-Alexandre, filho de Jackie, um dos responsáveis pela conversão dos vinhedos para agricultura orgânica, a partir de 2020.

Com a expansão da vinícola, passaram a controlar mais vinhedos fora de sua denominação de origem inicial, Régnie. E um destes vinhedos é o que dá origem a este Fleurie. Foi elaborado a partir de vinhas velhas de cerca de 50 anos, cultivadas em solos graníticos, na época de acordo com as diretivas da agricultura sustentável. Na vinificação, maceração carbônica com cachos inteiros por oito a nove dias, com posterior estágio em tanques de cimento por seis meses antes do engarrafamento.

Degustando

Um Gamay relativamente simples e descompromissado, mas muito agradável e fresco, certamente pode ser classificado e apreciado como um vinho glou-glou. No visual, mostrou coloração rubi e concentração média, com um olfativo intenso e perfumado, com muita presença de groselha e morango, além de notas florais e de especiarias doces.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio a leve e taninos presentes, mas já bem integrados. Se mostrou fresco e direto, um Beaujolais que pode ser simples, mas certamente se mostra prazeroso.  Os vinhos da Domaine de Colette são trazidos para o Brasil pela Chez France, mas esta cuvée já estava esgotada no site da importadora. O Morgon do mesmo produtor (safra 2017), porém, estava disponível a preço promocional de R$ 142 em outubro de 2021.

Nome do VinhoFleurie Safra2014Produtor Domaine de ColetteEnólogoJacky GauthierUvaGamaySoloGranitoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaLantignié (Auvergne-Rhône-Alpes)DenominaçãoFleuriePaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilChez France

O post Fleurie 2014, Domaine de Colette apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.