Gaïa Cuvée Ovoide 2016, Domaine de Bellevue

Uma tendência que vem ganhando força. Se a denominação de origem Muscadet Sevre-et-Maine foi por muitas décadas marcada por produtores de grande porte e cooperativas, um grupo de jovens vinhateiros vem quebrando este paradoxo. E um destes nomes é Jérôme Bretaudeau, através da Domaine de Bellevue. Esta propriedade familiar atualmente conta com 12 hectares de vinhedos certificados orgânicos, plantados também com uvas como Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Savagnin e Cabernet Franc. Porém, o principal foco fica na Melon de Bourgogne, com três cuvées que buscam evidenciar tanto as diferenças de terroir como de processos

O Gaïa Cuvée Ovoide 2016 é uma destas três cuvées e foi elaborado a partir de vinhas velhas (plantadas na década de 1940) cultivadas de acordo com os princípios da agricultura orgânica em solos de gabbro, uma rocha ígnea.  Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram selecionadas e levemente pressionadas, seguidas por débourbage em baixas temperaturas. O mosto foi transferido para ovos de concreto, para fermentação com leveduras indígenas, passando por 14 meses com suas lias neste recipiente. O vinho não passou por filtração ou colagem antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho de muita personalidade, combinando muito frescor com uma estrutura de boca incrível, com muitas camadas e ótima textura. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, enquanto o olfativo foi dominado por aromas minerais (pedra molhada), com notas de leveduras, pimenta branca, pêssego, nozes e leve toque salino.

Na boca, um Melon de Bourgogne de acidez marcante, muita textura e corpo médio. Com menos presença de fruta no gustativo, se mostrou seco e salino, com muito frescor e boa profundidade. Infelizmente, este vinho não é importado para o Brasil, na Europa é comercializado na faixa de € 35.

Nome do VinhoGaïa Cuvée Ovoide Safra2016Produtor Domaine de BellevueEnólogoJérôme Bretaudeau Uva Melon de BourgogneSoloGabbroGraduação Alcoólica12%Sede da vinícolaGétigné (Loire-Atlantique)DenominaçãoMuscadet Sèvre-et-MainePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Gaïa Cuvée Ovoide 2016, Domaine de Bellevue apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.