Goliardo Tinto 2019, Forjas del Salnés

A Forjas del Salnés é uma das principais referências na produção de vinhos tintos na Galícia. O projeto, criado por Rodrigo Mendez em meados dos anos 2000, tem como principal objetivo mostrar que não só de Albariño vive a denominação de origem Rias Baixas. Apesar de elaborar excelentes vinhos também com a varietal símbolo da Galícia, os principais diferenciais de Mendez ficam nos vinhos tintos.

O Goliardo Tinto 2019, anteriormente chamado de Bastión de La Luna, é um dos vinhos de entrada da vinícola. É um corte de proporções praticamente iguais das uvas Caiño, Espadeiro, Loureiro e Souzão, provenientes de vinhas velhas (entre 40 e 120 anos) cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável. Após colheita manual, cada varietal foi fermentada de forma independente em tanques de aço inoxidável, com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou por estágio de cerca de um ano em diversos formatos de barris de carvalho, todos de múltiplos usos.

Degustando

Para quem gosta de vinhos tintos mais leves e polivalentes (é um incrível coringa em harmonizações com diversos tipos de pratos), o Goliardo Tinto pode ser uma excelente pedida. No visual, mostrou coloração rubi brilhante, com um olfativo bastante perfumado e intenso, marcado por notas de cereja azeda, violeta, especiarias doces e leve salmoura.

Na boca, um corte de quatro uvas tintas autóctones da região com acidez intensa, taninos presentes (mas finos e sedosos), bom volume e corpo médio a baixo. Sem ser um vinho muito complexo, se mostrou fresco e elegante, com boa textura e final salino, mais para um estilo glou glou. Alguns dos vinhos da Forjas del Salnés eram importados no passado para o Brasil, mas atualmente não estão mais disponíveis. Na Europa, esta cuvée pode ser encontrada em lojas na faixa de € 19.

Nome do VinhoGoliardo TintoSafra2019Produtor Forjas del SalnésEnólogosRodrigo Mendez, Raul Pérez Uvas Caiño, Loureiro, Espadeiro, SouzãoSoloArenoso em base graníticaGraduação Alcoólica12%Sede da vinícolaCambados (Galicia)DenominaçãoRias BaixasPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Goliardo Tinto 2019, Forjas del Salnés apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.