Gran Reserva 150 Aniversario 2001, Marques de Riscal

A Marques de Riscal é considerada como a vinícola mais antiga da Rioja, tendo sido fundada em 1858, por Guillermo Hurtado de Amézaga. Começava então uma nova era na Rioja. Amézaga, o quinto Marques de Riscal, vivia em Bordeaux desde 1836 e decidiu experimentar métodos e variedades francesas em sua propriedade em Elciego. Ele construiu a vinícola seguindo o modelo e as técnicas francesas, sendo o primeiro na Espanha a usar barriques.

Para comemorar os 150 anos da vinícola, algumas safras dos Gran Reserva elaborados na década de 2000 acabaram recebendo em seus rótulos a expressão “150 aniversario”. Em 2001, foi um corte de 90% Tempranillo, 5% Mazuelo e 5% Graciano, na maioria vinhas velhas, obtidas tanto de vinhedos próprios como de terceiros de longo relacionamento com a vinícola. Na vinificação, após a fermentação, o vinho foi envelhecido em carvalho francês por 32 meses, passando mais três anos em garrafas antes do lançamento.

Degustando

A safra 20001 foi considerada como excelente na Rioja, o que normalmente implica em um maior potencial de guarda para os Reservas e Gran Reservas. E isso foi confirmado por este vinho, que se mostrou ainda jovem, com muito potencial de guarda.  No visual, mostrou coloração rubi com muita concentração, enquanto o olfativo foi dominado por aromas de frutas maduras (ameixa), com notas florais e balsâmicas, além de uma presença bem evidente de carvalho.

Na boca, um Rioja encorpado e de boa acidez, com tanino tanto da fruta como de madeira ainda bem presente. A fruta madura apareceu de forma bem evidente também na boca, um vinho seco e potente, que ainda precisa de mais tempo de garrafa, com um retrogosto marcado por uma presença de álcool. Os vinhos da Marques de Riscal podem ser encontrados no Brasil e safras mais recentes desta cuvée estão disponíveis em sites online na faixa de R$ 1,1 mil em dezembro de 2021.

Nome do VinhoGran Reserva 150 AniversarioCategoriaGran Reserva Safra2001 Produtor Marques de RiscalEnólogoLuis Hurtado de AmézagaUvas Tempranillo, Graciano, MazueloSoloArgilo calcárioGraduação Alcoólica14%RegiãoElciego (Alava)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional

O post Gran Reserva 150 Aniversario 2001, Marques de Riscal apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.