Granito Semillon 2018, J. Bouchon

A família Bouchon, originária de Bordeaux, tem uma longa tradição na vinicultura. Mas sua experiência na América do Sul começou em 1887, quando Emile Bouchon partiu para o Chile como consultor enológico. Após rápido crescimento, sobretudo pelas mãos de Julio Bouchon, a vinícola atualmente controla cerca de 160 hectares de vinhedos, concentrados no Valle del Maule. São três propriedades diferentes: Mingre (já de cultivo orgânico), Batuco e Santa Rosa.

Os vinhedos em Batuco são integralmente dedicados às uvas brancas e a Sémillon ocupa cerca de 18% da área plantada, dando origem ao Granito Semillon 2018. As parcelas dedicadas à Sémillon são compostas por vinhas velhas (plantadas na década de 1940) e ficam a somente 30 quilômetros do Oceano Pacífico a uma altitude de cerca de 190 metros acima do nível do mar. Este vinhedo é cultivado sem irrigação e de acordo com os princípios da agricultura sustentável. Na vinificação, após prensagem com cachos inteiros em prensas verticais, as uvas passaram por fermentação em barris de carvalho francês por 10 dias, seguidos por estágio de 12 meses também em carvalho francês.

Degustando

Pense em vinho mineral, direto, salino e com muita tensão. Para completar, acrescente uma estrutura de boca complexa e equilibrada, com uma textura que chama a atenção. Este é o Granito Semillon 2018. Apesar de pessoalmente não gostar de avaliações quantitativas, vale lembrar que, nesta safra, essa cuvée foi escolhido pelo Master of Wine inglês Tim Atkin como o melhor vinho branco do Chile, com uma pontuação de 98 pontos.

No visual, mostrou uma coloração amarelo brilhante, com um olfativo muito rico e diversificado, marcado por aromas cítricos, de cera e lanolina, com notas de flores secas, pimenta branca, ervas verdes (tomilho) e muita mineralidade (pedra molhada, pólvora, salino). Na boca, alta acidez (novamente o cítrico), muito frescor e boa textura. Um monovarietal de Sémillon de corpo médio e várias camadas, esbanjando elegância e vivacidade. Os vinhos da J. Bouchon são trazidos para o Brasil pela World Wine e a versão da safra 2019 estava disponível no site da importadora a preço cheio de R$ 297 em setembro de 2021.

Nome do VinhoGranito SemillonSafra2018Produtor J. BouchonEnólogoChristian SepúlvedaUvaSémillonSoloGranitoGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaSan Javier de Loncomilla (Maule)DenominaçãoMaulePaísChileAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilWorld Wine

O post Granito Semillon 2018, J. Bouchon apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.