Grololo 2018, Pithon-Paillé

A venda dos vinhedos próprios da Pithon-Paillé para Ivan Massonat em 2018, com a criação da Domaine Belargus, obrigou Jo Pithon a identificar uma solução para algumas das cuvées que elaborava a partir de vinhedos de terceiros. O resultado foi a criação da Grololo & Co, com o lançamento da “família Grololo”. Neste último grupo, são três vinhos distintos: um branco, um rosé (ambos são novidades) e a manutenção do seu vinho mais glou-glou, o Grololo Rouge.

O estilo do vinho foi mantido, incluindo o seu icônico rótulo, que é censurado para o mercado norte-americano. E a postura despojada foi mantida nos rótulos dos novos Grololos, como evidente abaixo e que inclui também o próprio Jo Pithon e sua boina habitual. O Grololo Rouge 2018 seguiu sendo elaborado a partir de vinhedos de cultivo orgânico certificado, com uso de práticas biodinâmicas. Na vinificação, as uvas de Grolleau passaram por maceração carbônica curta, extração suave e fermentação com leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável. Antes do engarrafamento, o vinho recebeu leve adição de sulfitos.

Degustando

Um típico vinho glou-glou, fácil de beber e, mesmo sem muita complexidade, extremamente prazeroso. No visual, mostrou coloração rubi de média concentração, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas (destaque para cereja azeda), acompanhados por notas de especiarias doces, floral, ervas verdes e pimenta branca.

Na boca, um vinho de acidez alta, corpo leve a médio e taninos picantes e contidos. A presença de notas de frutas azedas e ervas secas seguiu também no palato, contribuindo para um perfil mais fresco e seco. Muitas vezes, menos é mais. Os vinhos da Grololo & Co não são trazidos para o Brasil, mas essa cuvée é vendida na Europa na faixa de € 12.

Nome do VinhoGrololoSafra2018 Produtor Pithon-Paillé EnólogoJo Pithon UvaGrolleauSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica11,5%RegiãoSt Lambert du Lattay (Maine-et-Loire) DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Grololo 2018, Pithon-Paillé apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.