Haut-Brion Blanc 2002, Château Haut-Brion

Porém, a qualidade não fica somente restrita ao seu vinho tinto. O que menos gente sabe é que Château Haut-Brion também elabora um dos mais disputados vinhos brancos do mundo. São apenas três hectares plantados de uvas brancas (contra cerca de 50 ha de tintas), em uma proporção de cerca 52% Sémillon e 48% Sauvignon Blanc, o que garante uma certa exclusividade, já que a produção varia entre 450 e 650 caixas por ano.

Château Haut-Brion é um nome que dispensa apresentações. Com mais de 500 anos de história, é um dos mais respeitados produtores do mundo e é reconhecido pela qualidade e finesse de seus vinhos. Para quem conhece, a primeira imagem que vem à mente é um corte bordalês tinto elegante e complexo, digno de ser degustado em ocasiões especiais.

A composição do corte varia bastante entre as safras e, no caso de 2002, ela chamou a atenção. Se, nas safras mais recentes, a Sauvignon Blanc aparece em maioria, isso era incomum no passado. Mas em 2002 a decisão foi por um corte de 78% Sauvignon Blanc, contra apenas 22% de Sémillon. O método de produção, porém, seguiu as linhas tradicionais da vinícola: a fermentação alcóolica foi realizada em barricas novas de carvalho francês e, sem passar por fermentação malolática, o vinho cumpriu estágio de 13 a 16 meses em carvalho, ainda com predominância de barricas novas.

Degustando

Um vinho de incrível complexidade, combinando frescor, elegância e múltiplas camadas de aromas e sabores. No visual, mostrou uma coloração amarelo brilhante, com um olfativo intenso e com diferentes nuances, que foram se modificando constantemente ao longo do tempo do vinho em taça. Abriu com aromas que lembraram flores brancas, menta e gás de cozinha, evoluindo para erva seca, notas cítricas e lanolina, com uma discreta presença de madeira.

Na boca, um vinho de acidez marcante, corpo médio, boa textura e tensão. Mostrando diversas camadas, se mostrou direto e vertical, porém com uma estrutura muito bem definida, daqueles vinhos que enchem o meio de boca de forma elegante e sem muito peso, fechando com persistência muito longa. Uma verdadeira experiência para os sentidos, é um vinho difícil de encontrar, mesmo na Europa, onde é geralmente vendido acima de € 1.000 a garrafa.

Nome do VinhoHaut Brion BlancSafra2002Produtor Château Haut-Brion EnólogosJean-Philippe Delmas, Jean-Philippe Masclef UvaSauvignon Blanc, SémillonSoloAluvialGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaPessac (Nouvelle-Aquitaine) DenominaçãoPessac-Léognan PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDiversos

O post Haut-Brion Blanc 2002, Château Haut-Brion apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.