Hermitage La Chapelle 1997, Paul Jaboulet Aîne

Paul Jaboulet Aîne é um dos produtores mais conhecidos do Rhône, elaborando uma ampla gama de vinhos. A maior parte de sua produção corresponde a cuvées mais acessíveis, onde atua como négociant, adquirindo uvas de terceiros. No entanto, elabora também alguns vinhos icônicos de vinhedos próprios, com destaque especial para duas cuvées, ambos monovarietais de Syrah elaborados no norte do Rhône.

O Hermitage La Chapelle é seu vinho mais simbólico, elaborado a partir de vinhedos próprios na famosa colina de Hermitage, onde a Jaboulet é a segunda maior proprietária de terras, somente atrás da rival Chapoutier. As uvas são provenientes de vinhas velhas (40 a 60 anos) sobretudo de dois lieuxs-dits desta denominação de origem: Le Méal (com seus solos mais jovens e alta proporção de depósitos aluviais) e Les Bessards (onde o granito predomina).

Na época, estes vinhedos eram cultivados de acordo com a agricultura convencional, mas foram convertidos para o cultivo orgânico (não certificado) a partir de 2013. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram desengaçadas e maceradas por três a quatro semanas, para posterior estágio de 15 a 18 meses em barris de carvalho, a maioria dos quais usados.

Degustando

Um vinho em seu auge (e que deve seguir assim ainda por mais alguns anos) que evidencia que paciência é uma virtude necessária para provar um Hermitage plenamente integrado. No visual, mostrou coloração granada com concentração média, enquanto olfativo mostrou incrível diversidade e profundidade. Abriu com aromas intensos de frutas negras (ameixa seca), acompanhados por notas terciárias como couro, pimenta do reino, especiarias, tostado e leve caramelo.

Na boca, um vinho pleno, com acidez bem correta, taninos firmes e corpo médio a alto. Apesar da intensa presença de fruta madura na boca, se mostrou um Syrah bastante seco, com muita textura e amplitude. Um vinho profundo, estruturado em múltiplas camadas, equilibrado e de longa persistência, uma expressão de Syrah que apenas poucos vinhedos conseguem trazer. Algumas das cuvées de Paul Jaboulet Aîne chegaram a ser importadas pela Mistral, mas este vinho não é atualmente trazido ao Brasil. Na Europa, é comercializado na faixa de € 180, para safras mais recentes.

Nome do VinhoHermitage La ChapelleSafra1997Produtor Paul Jaboulet AineEnólogoGérard JabouletUvaSyrahSoloAluvial, granitoGraduação Alcoólica13,4%Sede da vinícolaTain L’Hermitage (Auvergne-Rhône-Alpes)DenominaçãoHermitage PaísFrançaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional Importador no BrasilNão é importado

O post Hermitage La Chapelle 1997, Paul Jaboulet Aîne apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.